A ação foi muito bem recebida pela comunidade
A Prefeitura de Bagé, por meio da Coordenadoria do Bem-estar Animal (CBEA), reativou, nesta quinta-feira (20), o serviço de controle populacional de animais gratuitamente. Os primeiros procedimentos foram realizados no bairro São Bernardo, onde 20 fichas foram distribuídas para a população que já aguardava o castra móvel com seus pets.
Além do serviço de castração de animais, a CBEA oferece atendimento gratuito para animais cujos proprietários sejam de baixa renda, promove campanhas de conscientização junto à população sobre a guarda responsável e disponibiliza, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h, a visitação na Unidade de Cuidado e Atenção ao Animal, onde mais de uma centena de animais aguardam por uma adoção.
De acordo com a coordenadora Guiomar Colares, o castra móvel estará durante três dias da semana, segundas, quartas e sextas-feiras, em pontos diferentes da cidade, sempre distribuindo 20 fichas para castração. "O atendimento sempre será por ordem de chegada. O animal será pesado, anestesiado e passará pelo procedimento de castração. Depois de passar o efeito da anestesia, o animal será entregue ao proprietário junto com a receita e recomendações do pós-operatório", explicou.
A senhora Tereza Domingues estava com seu cachorro aguardando as fichas e disse que está muito contente porque o serviço voltou a ser oferecido. "A gente precisa que os animais sejam castrados. Aqui, os animais são tratados com carinho e é tudo muito organizado", contou, dando exemplo do que é ser uma guardiã responsável.
O prefeito Divaldo Lara falou que desde que a administração municipal assumiu os cuidados com o animais, a equipe estava trabalhando para colocar o castra móvel na rua, revitalizado e equipado. "Esse ônibus estava sucateado, recebeu novos equipamentos e profissionais".
O chefe do executivo ainda ressaltou que está muito feliz em, hoje, voltar a oferecer novamente esse serviço à população, principalmente aos animais que
se encontram em situação de risco sanitário e em áreas de vulnerabilidade, sendo de extrema importância a atuação da saúde pública com maior agilidade.
Resgate, cuidados e adoção
A Unidade de Cuidado e Atenção ao Animal tem como função primordial o cuidado de animais. São realizados recolhimentos, conforme solicitação via telefone, sendo eles (53) 3240 5231 e 997 13 3705, onde os recolhidos que chegam até a unidade passam por uma consulta com médico veterinário, quando é feita uma avaliação clínica, para saber qual a lesão ou enfermidade. Caso necessário, é iniciado tratamento com antibiótico, anti-inflamatório ou cuidados com as feridas.
Os cães e gatos abrigados na unidade, quando não possuem proprietários, são disponibilizados para adoção. A medida é uma tentativa de evitar que estes animais retornem às ruas.
É importante frisar que o animal retorna para um lar em melhores condições e castrado. Quanto maior seja o número de animais adotados, é possível que haja maior rotatividade, permitindo que outros animais tenham a oportunidade de passar pelos mesmos cuidados e que o controle populacional funcione.