O problema, segundo o Daeb, deve-se ao aumento do calor e diminuição dos níveis das barragens e dos reservatórios
Na manhã desta segunda-feira (17/02), a direção do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) esteve reunida com o corpo técnico de funcionários dos setores operacionais da autarquia e da Estação de Tratamento (ETA). O objetivo do encontro foi traçar ações para amenizar a alteração da coloração da água que vem ocorrendo em alguns pontos da cidade.
Este problema, segundo o Daeb, deve-se ao aumento do calor e diminuição dos níveis das barragens e dos reservatórios. Desde a semana passada, o Daeb já está adicionando o produto ortopolifosfato após o tratamento da água, a fim de amenizar a situação. Além disso, os técnicos da autarquia intensificaram o monitoramento da água na rede e foram em mais de 30 residências que reclamaram da cor da água diretamente ao Departamento. Nestas visitas, a água é coletada para análise e o resultado é informado ao morador.
Como próximas medidas para amenizar o problema estão o expurgo em alguns pontos da tubulação ao longo da cidade e a limpeza de determinados reservatórios. Na tarde desta segunda-feira (17/02), está sendo realizada a manutenção na caixa da São João. Na terça-feira (18/02), pela manhã, será a vez do reservatório da Curva da Morte. Em razão destes serviços, poderá haver interrupções no abastecimento em alguns pontos de Bagé.
“Estamos procurando soluções definitivas para este problema da coloração da água. Mas já estamos tomando outras decisões para amenizar a situação. Nosso corpo técnico está todo voltado para estas ações”, afirma o diretor geral do Daeb, Graciano Aristimunha. Ele ressalta que a população continue informando os locais em que a coloração não está adequada para que as equipes possam ir até o local verificar. As visitas podem ser solicitadas através dos telefones 08005102219 e 115 ou diretamente na ETA pelo telefone 3241.4236.