Os mais de 40 expositores demonstraram imensa satisfação com os resultados obtidos
O Governo Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), realizou, neste domingo, a 3ª edição da Feira Orgânica, Agroecológica e Colonial no Largo do Centro Administrativo, com a presença de expressivo público na parte da manhã. O movimento prosseguiu até às 14h. Após vários expositores já tinham comercializado todo o seu estoque tendo o evento se prrorrogado até 18h. Os mais de 40 expositores demonstraram imensa satisfação com os resultados obtidos, apesar de o mês de fevereiro ser marcado por um parco movimento comercial devido ao periodo de férias.
O evento cumpriu com seu objetivo de fomentar e incentivar a produção local, através de produtos sem agrotóxicos, além de proporcionar a população o consumo de alimentos saudáveis, sem a presença de aditivos químicos.
A feira contou com o apoio da Emater, Urcamp através do Curso de Nutrição e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Entre os atrativos, estavam a comercialização de ovos de granja, queijos coloniais, salame, manteiga, mel e derivados, pães, diversos tipos de doces e linguiça, além de hortifrutigranjeiros cultivados nos padrões de sustentabilidade sem a presença de químicos, entre outros produtos devidamente regularizados pelo Serviço de Inspeção Municipal e/ou Susaf.
O prefeito de Bagé, Divaldo Lara, avaliou a iniciativa. "Precisamos criar oportunidades para valorizar a agricultura familiar no município, e a feira cumpre positivamente este papel", destacou.
Conforme o secretário da pasta, Bayard Paschoa Pereira, a feira é uma forma de incentivar a produção local com produtos agroecológicos e empresas do segmento de produtos naturais e orgânico. "Além da exposição de produtores daqui, outros municípios também foram convidados a participarem da feira, concebendo o desenvolvimento através de seu carater regional, pois dessa forma entendemos que cada vez mais a produção e o consumo sustentável irão se fortalecer", comentou.