Cidades Carrapatos

Controle do carrapato, medidas preventivas se somam a aplicação do carrapaticida nos locais públicos, alerta Vigilância Ambiental de Bagé

Os carrapatos transmitem doenças para os animais e também para o ser humano

Por Gente Jornal

31/01/2020 às 16:01:06 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O forte calor do verão é um fator que ajuda a proliferação dos carrapatos, parasitas que sugam sangue de seus hospedeiros. Os carrapatos transmitem doenças para os animais e também para o ser humano. O setor Vigilância Ambiental de Bagé, está intensificando o trabalho de aplicação de carrapaticida que, nesta sexta-feira (31), aconteceu na região da Cohab e arredores. A aplicação promove um efeito imediato, matando o carrapato que esteja escondido ou mesmo a mostra no exterior das residências.

 Medidas preventivas

O responsável pela Vigilância, Geraldo Gomes, faz recomendações de cuidado para a população em relação à espécie. “Os casos geralmente aparecem em animais de rua, por isso uma das principais medidas de precaução é não deixar cães e gatos soltos na rua e após o passeio observar, principalmente, a região da cabeça, pescoço, dorso, orelhas e espaço entre as unhas para se certificar que não foi contaminado pelo animal”, explicou.

Gomes ainda ressaltou algumas medidas para prevenção de carrapatos, sendo elas: proceder a capina e limpeza de terrenos baldios com frequência; manter quintais limpos com a grama baixa, livre de lixo e entulhos que possam servir de abrigo para estes animais; em caso de infestação na residência proceder à dedetização; em canis e casinhas de cães fazer a pulverização com carrapaticida nos muros, paredes, pisos e teto e repetir a aplicação a cada 15 dias (retire os animais, potes de comida e água, durante a aplicação, use os equipamentos de proteção individual e siga as recomendações descritas na bula do produto); em caso de infestação no animal use carrapaticidas indicados pelo médico veterinário, o profissional pode indicar também produtos preventivos para evitar novas possíveis infestações; cerca de 95% da população de carrapatos esta no ambiente e apenas 5% esta parasitando o animal, por tanto para uma maior eficácia tanto o animal quanto o ambiente devem ser tratados simultaneamente. Lembrando que para cada situação existe um carrapaticida especifico; não abandone animais infestados.

Fonte: Redação GJ / PrefBagé
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal