Cidades Aedes aegypti

Cuidados em casa e pátios podem evitar proliferação do mosquito da dengue

O último ano terminou com cerca de 900 focos de larvas identificadas

Por Gente Jornal

15/01/2020 às 17:01:14 - Atualizado há
Visita da Vigilância Ambiental / Foto: Giovana Pereira

A Secretaria da Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e da Vigilância Ambiental, está intensificando o alerta para medidas que a população pode adotar nas suas casas e pátios para evitar a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O último ano terminou com cerca de 900 focos de larvas identificadas. O principal cuidado deve ser em relação a locais com água parada que é onde o Aedes deposita seus ovos.

Conforme o coordenador da Vigilância em Saúde, Geraldo Gomes, cinco equipes estão trabalhando durante toda a semana, inclusive aos finais de semana e feriados. “No momento, estamos realizando o Levantamento de Índice Rápido – LIRA, que consiste em vistoriar 10% dos imóveis da cidade em uma semana. O LIRA tem o objetivo de gerar informações capazes de aumentar a eficácia das ações de controle vetorial”, informou.

Neste ano, esse levantamento foi antecipado no calendário de atividades da Vigilância Ambiental, que é estipulado pelo Ministério da Saúde. Ainda segundo o coordenador, Bagé é considerada um município infestado, motivo que faz com que as medidas de prevenção e conscientização da população sejam reforçadas. “Estamos percorrendo todos os bairros da cidade distribuindo material informativo sobre a eliminação de focos e contamos com ajuda da população na eliminação e potencias criadouros”, frisou Geraldo.

O aposentado Carlos Dílio Franco, 56 anos, morador do bairro São Jorge, recebeu a visita de uma equipe da Vigilância na manhã desta quarta-feira (15/01). Ele concorda com as inspeções realizadas pelos profissionais, inclusive parabenizou a gestão por todas as ações que vem realizando, principalmente a atenção que estão tendo com a comunidade. “É excelente que Bagé tenha um serviço que cumpra sua função e que tenha o cuidado de orientar todos em relação a possíveis focos do mosquito”, disse. Os profissionais vistoriaram o pátio entorno da residência e fizeram as orientações necessárias ao morador.

O calor nesta época do ano aumenta a circulação e atividade do mosquito. O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir a presença do Aedes, como:

- Tampar os tonéis e caixa d’água;
- Manter as calhas sempre limpas;
- Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Manter lixeiras bem tampadas;
- Deixar ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpar semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia e
- Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais.

Fonte: PrefCandiota
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal