Os atendimentos fisioterapêuticos que, serão realizados na instituição, vão permitir a manutenção e melhora do desenvolvimento e ganho de habilidades motoras
Iniciaram nesta quinta-feira (09), os atendimentos de fisioterapia e musicoterapia realizados pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), às crianças e adolescentes abrigados no Lar dos Irmãos Santo Estevão.
De acordo com a coordenadora do Nasf, Josiane Hernandes, nesse primeiro momento, os profissionais estão realizando o trabalho de acolhimento através da fisioterapia e da música, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças com ações de prevenção e promoção da saúde, que serão desenvolvidas inicialmente uma vez ao mês.
“Os atendimentos fisioterapêuticos que, serão realizados na instituição, vão permitir a manutenção e melhora do desenvolvimento e ganho de habilidades motoras”, disse.
Para o psicólogo e musicoterapeuta Rafael Brignol, as atividades serão de extrema importância, pois a música tem um grande poder de interação e desde muito cedo adquire grande relevância na vida de uma criança despertando sensações diversas. “A música tem um papel importante na educação, pois é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano, sendo que também auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que o indivíduo crie e inove sempre que for desafiado, favorecendo assim a ampliação de diversas áreas do cérebro e da linguagem, aperfeiçoando sua sensibilidade e a capacidade de concentração”, completou Rafael.
As equipes multidisciplinares do Nasf atuam junto à Atenção Básica de Saúde, que presta serviços de apoio no tratamento, terapias e prevenção de doenças, por meio de profissionais das áreas de nutrição, fisioterapia, assistentes sociais, psicólogos e educadores físicos.