Foram realizado palestras educativas, prevenção dentária, além de distribuição de escovas dentais e escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor para os alunos
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, através da coordenação de Saúde Bucal, iniciou uma ação coletiva de escovação dental supervisionada e aplicação tópica de flúor nas instituições de ensino do município, localizadas próximas às unidades de saúde. Nesta quarta-feira (18) a atividade aconteceu no Centro de Referência Floresta, com alunos da Emef Gabriela Mistral.
Conforme a coordenadora municipal de saúde bucal, Juliana Deibler, os profissionais envolvidos realizam palestras educativas sobre higiene bucal, a importância da prevenção dentária, além de distribuição de escovas dentais e escovação supervisionada com aplicação tópica de flúor para os alunos. Os dentistas e auxiliares de saúde bucal que estão realizando o trabalho são os que atendem nas Unidades Básicas de Saúde.
O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, assegura que o principal objetivo é a precaução. “Com essa prevenção nós asseguramos que a criança irá ter dentes sadios e menos propensos a doenças, assim, contribuímos para a criação de hábitos saudáveis nos estudantes. Trabalhamos com objetivo de prevenir desde a infância para que no futuro esse adulto não precise usar prótese dentária”, pontuou.
Segundo o prefeito Divaldo Lara, saúde bucal deve ser ensinada às crianças, para que aprendam, desde cedo, a cuidar bem dos seus dentes e boca. Para isso, profissionais estão seguindo um cronograma de visitas. “Nossos profissionais conversam com as crianças e falam sobre como cuidar dos dentes. Nosso governo está trabalhando na valorização de saúde bucal, realizando a compra de equipamentos para incentivar os cuidados desde pequenos”, acrescentou.
Juliana destaca, ainda, que a ação tem como finalidade avaliar a saúde bucal dos alunos, identificando os casos que apresentam necessidade de cuidados especiais. “Nosso objetivo é estimular as crianças a incorporarem hábitos de higiene bucal, contribuindo para a prevenção de doenças, mais especificamente cárie dentária. Também trabalhamos com o incentivo de que eles procurem as unidades periodicamente, as quais tiveram o setor odontológico reformadas e revitalizadas para melhor atender nossa população”, frisou.
A coordenadora ainda informou que o Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes possui uma dentista especialista em odontopediatria, atendendo diariamente nos turnos da manhã e tarde. Para esse atendimento, não há necessidade do encaminhamento de outro profissional.
Cronograma das próximas unidades e alunos a receber a ação
25/09 – Caic- EEEM Professor Leopoldo Mairon
30/09- Tiarajú – Emef Padre Germano
07/10 – Dois Irmãos – Emef Nossa Senhora das Graças
16/10 – Centro Social Urbano – Emei Iria de Jesus Machado
21/10 – Ivone – Emef Roberto Madureira Burns
29/10 – Castro Alves – Emef João Severiano
04/11 – Prado Velho – Emef Carlos Mércio Silveira
11/11 – Morgado Rosa – Emef Maria de Lourdes Molina
18/11 – Ivo Ferronato – Emef Creusa Brito Giorgis
25/11 – Malafaia – Emef Peri Coronel
02/12 – São Bernardo – Emef José de Abreu
09/12 – Popular – Emei Tia Scyla
16/12 – Stand – Emef Kalil A. Kalil
19/12 – São Martin – Emef José Otávio