Aconteceu, na manhã de sábado em Bagé, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, o congresso da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Representantes dos 16 clubes estiveram presentes para apontar o destino da Divisão de Acesso de 2020.
O campeonato de acesso tem início no dia 01 de março de 2020. O formato é o mesmo do ano anterior: dois grupos com oito equipes. Os quatro primeiros avançam para as quartas de final; já o lanterna de chave será rebaixado para a Terceirona. Os dois finalistas estarão automaticamente garantidos na série A do Gauchão. Em relação aos atletas, as transferências entre clubes podem ocorrer até a quarta rodada.Pela tabela estabelecida, no dia 29 de março, um domingo, acontece confronto entre os dois times bageenses, o tradicional Ba-Gua.
O vice-presidente da entidade Luciano Hocsman, destacou que é a segunda vez que o evento sai de Porto Alegre e o motivo foi da Federação homenagear Bagé e Guarany, que completam ano que vem centenário, além do centenário do primeiro título gaúcho. “É uma homenagem que fizemos especialmente à cidade de Bagé, em razão destas datas”, enfatizou.
O presidente da entidade, Francisco Novelletto, lembrou que Bagé mantém dois clubes na divisão de acesso. “Viemos prestar esta merecida homenagem em alusão aos centenários, decidindo juntamente com os clubes as diretrizes do campeonato”, resumiu.
O presidente do Guarany, Tato Moreira, considera muito importante esta deferência que a Federação realizou, trazendo o comando do futebol gaúcho ao interior do Estado. “Nossa cidade merece muito, pois tem três títulos de campeonato gaúcho e isso demonstra a importância que é fazer futebol no interior”, avaliou.
Chaves
GRUPO A - Tupi, União Frederiquense, Passo Fundo, Cruzeiro, Igrejinha, Brasil-FA, Glória e Veranópolis
GRUPO B - São Paulo, Bagé, Guarany, Guarani-VA, Inter-SM, São Gabriel, Avenida e Lajeadense