Foram cinco dias, com palestras, workshops e um concurso para escolher os melhores azeites extra virgens da América do Sul
Na noite desta sexta-feira (29), em uma churrascaria da cidade, foram conhecidos os vencedores do III SUDoliva, evento sulamericano que teve Bagé como sede, sendo a primeira cidade brasileira a receber a programação que contou, durante cinco dias, com palestras, workshops e um concurso para escolher os melhores azeites extra virgens da América do Sul
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades e dos concorrentes aos prêmios, que comemoraram muito ao ouvir os nomes dos produtos serem indicados como melhores de cada categoria e elogiaram a organização da cidade para receber as atividades e a todo suporte e ações que a Prefeitura fez pelo bom andamento dos trabalhos.
“Excelente a organização que nos proporcionaram durante todos estes dias em Bagé. Tudo esteve dentro do previsto e como necessitávamos. O público interessado também esteve bastante presente em todos os eventos, o que também possibilitou troca mútua de informações em torno do tema”, destacou o idealizador do Sudoliva, Gianfranco Flores.
O prefeito de Bagé, Manoel Machado, comemorou o sucesso do evento: “Foi uma semana de intenso trabalho para todos que estiveram envolvidos em torno da programação. Saúdo a todos que saíram de suas cidades e países para virem até Bagé participar deste distinto evento que temos a honra e o orgulho de sermos a primeira no Brasil a sediar. Quero agradecer a todos que, de uma forma ou de outra, possibilitaram o sucesso de todas as agendas”, ressaltou o chefe do executivo.
Capital Mundial do Azeite Extra Virgem
Representando o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo Furtado destacou o protagonismo da cidade dentro do segmento: “Acompanhei a programação em Bagé e posso afirmar que hoje Bagé é a capital mundial do azeite extra virgem”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Cleber Carvalho, também falou sobre o encerramento. “Mesmo tendo sido apenas uma semana, ficamos com um grande legado na área dos olivais e azeites, o que já está contribuindo para que Bagé evolua no segmento e se torne um polo nacional na área, ampliando a economia de toda região”, garantiu.
José Alberto Aued, da Olivas do Sul, de Cachoeira do Sul, foi um dos grandes vencedores do concurso, tendo recebido ouro e bronze na categoria frutado intenso. “Quero parabenizar Bagé por ser tão acolhedora com a gente. Fiquei muito satisfeito com as palestras e aprendizado que tivemos nesses dias. Estou muito orgulhoso pelo meu produto ter recebido o 21º prêmio internacional”, festejou.
Os vencedores foram:
Categoria frutado leve
Ouro – Serrano Arbequina – Uruguai
Prata – La Pataca – Brasil
Bronze – Olivares Santa Laura Arbosana – Uruguai
Menção Honrosa – Serrano Picual – Uruguai
Categoria frutado médio
Ouro – Tuperci Trivarietal – Uruguai
Prata – Del Búho Coratina – Uruguai
Bronze – Olivais da Fonte Arbequina – Brasil
Menção Honrosa – Estância das Oliveiras – Brasil
Categoria frutado intenso
Ouro – Olivas do Sul Blend Ri serva D´oro – Brasil
Prata – Fundo Verde – Peru
Bronze – Olivas do Sul Arbosana – Brasil
Menção Honrosa – Olivares de Santa Laura Manzanilla – Uruguai