A partir da próxima semana o Caminho da Luz começa a desenvolver uma nova etapa de sustentabilidade. A entidade passará a contar com placas solares fotovoltaicas para a captação da luz do sol, proporcionando o funcionamento de energia elétrica limpa e dentro dos padrões ambientais para a iluminação da instituição.
Ao total são 60 placas solares fotovoltaicas. Os materiais começaram a chegar nesta quarta-feira (17) ao Caminho da Luz. A instalação já deve ser realizada na próxima semana.
"O processo para liberar a implantação do projeto da energia solar na Equatorial está tendo o suporte de forma voluntária através do Rodrigo Dorado, da PVI Energia Solar. Já estamos com o contrato assinado, tendo o Rodrigo como responsável técnico, sem custos para nós", explica a gerente administrativa do Caminho da Luz, Victória Frantz.
A compra das placas foi feita através da parceria entre a instituição, em recursos obtidos por meio da destinação do imposto de renda pessoa física (IRPF) e do Rotary Club Rainha da Fronteira - que atuou buscando parceiros para a destinação de valores via IRPF ao projeto.
Outra parceria importante para a iniciativa foi a Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O projeto contou com a participação do curso de Engenharias Renováveis da instituição, por intermédio da supervisão do professor Fábio Tomm. A ação foi elaborada sem custos para o Caminho da Luz.
O principal foco da energia solar e o aquecimento da piscina térmica. Para compra das placas foi investido o valor de R$ 49.395,00.
"Estamos vivendo um novo ciclo, dentro daquilo que estabelecemos dentro dos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), dentro da Agenda 2030. Além da produção de energia limpa e da redução de custos para manutenção da piscina térmica, que irá retomar suas atividades, também valorizamos nossos parceiros, o Rotary Bagé Rainha da Fronteira, a PVI Energia Solar e a Unipampa. Essa união de esforços não veio para proveito individual ou político, mas para auxiliar a instituição e, principalmente, aumentar os serviços que prestamos às pessoas com deficiência em Bagé e região", enfatiza o presidente do Caminho da Luz, José Artur Martins Maruri dos Santos.