Cultura Chico Mendes

Castanha do Brasil é tema do novo episódio de ‘Sementes de Amanhã’, exibido terça-feira (26) no canal futura

Filmado na Reserva Extrativista Chico Mendes, episódio da série documental mostra a colheita e o cultivo da castanha

Por Gente Jornal

25/11/2019 às 08:00:03 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A série Sementes do Amanhã, que aborda os alimentos que correm risco de extinção, chega a seu terceiro episódio, mostrando a Castanha do Brasil. A produção pode ser conferida no Canal Futura às terças-feiras, às 23h15, com reprises às quartas-feiras, às 17h, e sextas às 03h, além do Futura Play.

Apresentado por Nanda Barreto, o episódio foi todo filmado no Acre, nas cidades de Epitaciolândia, Brasiléia, Rio Branco e Xapuri, onde está localizada a Reserva Extrativista Chico Mendes, local em que a comunidade mantém a cultura da Castanha do Brasil sempre seguindo os ideais do ambientalista assassinado em 1988. 

Para saber um pouco mais sobre o cultivo e extração dessa semente, a apresentadora conversou com as quebradeiras Leide, Rebeca e Raimunda, além do Seu Raimundão, que aos 73 anos segue dedicado à vida de agricultor, seringueiro e extrativista, e com Seu Silva que recorda de Chico Mendes com admiração e fala sobre a importância de sua luta para garantir a criação da reserva: "Quando eu tinha uns 13 anos de idade, o Chico Mendes estava com uns 17 e já andava por todos os seringais, conhecendo a realidade e conversando com o pessoal. Foi ele que iniciou todas as discussões para que a gente pudesse ter a união de se manter aqui na floresta com dignidade. Ele enxergava mais longe e pensava maior e isso nos ajudou a enxergar também.”

Com 13 episódios que mostram um panorama geral de cada item nas comunidades onde são produzidos, a série investiga a origem da extinção e guia o telespectador na descoberta da biodiversidade brasileira. Com isso, pretende provocar a conscientização das pessoas e buscar caminhos para a preservação das culturas alimentares e humanas, numa perspectiva de sustentabilidade.  

Sementes do Amanhã é uma realização da Okna Produções e da TerraMar. A equipe de campo é composta por Nanda Barreto (apresentadora), Alan Mendonça (diretor e roteirista), Marcelo Curia (diretor de fotografia), Anderson Astor (produtor), Lara Ely (pesquisa) e Raysa Fisch (som direto). Ainda no time estão Aleteia Selonk e Marlise Aúde, responsáveis pela produção executiva, Veco Marques (trilha sonora), Roberto Coutinho (edição de som e mixagem) e Jonatas Rubert (montagem e finalização).

Sinopse geral da série

Sementes do Amanhã é uma série documental de 13 episódios de 26 minutos que vai retratar os alimentos brasileiros que estão ameaçados de extinção. Os programas tem como objetivo esclarecer o problema da extinção de espécies no Brasil, as causas, as consequências, a relação com os biomas, o impacto econômico e social, a urgência do tema e a necessidade de ações para evitar que estes alimentos sejam extintos. Em contraponto a esta situação o programa vai apresentar uma visão otimista de futuro, fundamentada na ação das comunidades, organizações sociais, empresas e órgãos governamentais como agentes transformadores, capazes de enfrentar a ameaça de extinção através de práticas sustentáveis e atitudes pedagógicas, que formam novas gerações engajadas com a questão ambiental. Através de um diálogo entre meio ambiente, sociedade e cultura, a série Sementes do Amanhã será também uma viagem ao Brasil, conectando o espectador com histórias, lugares e espécies que inspiram as pessoas a lutar pela preservação. 

Sobre a Okna 

Criada em 2006 pela produtora Aleteia Selonk, a OKNA é uma produtora de conteúdo dedicada à realização de produtos audiovisuais para televisão e cinema. Especializada na produção e produção executiva de longas, curtas e médias-metragens de ficção e documentário, além de programas para televisão, a OKNA realiza o gerenciamento não apenas de projetos, mas também de talentos criativos.  

Em seu catálogo constam seis longas-metragens, 14 médias, 20 curtas e três séries de TV. Juntos, seus filmes já participaram de mais de 200 festivais internacionais e arrebataram mais de 70 prêmios. 

Entre as suas produções, mais recentes para o cinema destacam-se os longas de ficção, Mulher do Pai (direção Cristiane Oliveira) - vencedor de melhor direção, melhor fotografia e atriz coadjuvante no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, indicado à melhor filme no Generation 14plus do Festival Internacional de Cinema de Berlin - e Ponto Zero (direção de José Pedro Goulart) premiado com melhor roteiro, ator e filme no IFAB (international Film Awards Berlin) além da animação infantil  “As aventuras do Avião Vermelho”(direção Frederico Pinto e José Maia). Em 2018 gravou o novo longa de Cristiane Oliveira, “A primeira morte de Joana”, que deverá ser finalizado ainda em 2019 e tem estreia prevista para o começo de 2020. 

Para televisão a OKNA produziu recentemente a série de documentário “As Fronteiras do Pensamento” com 8 episódios de 52 minutos, veiculada pelo canal Curta!, a série de ficção “Para que servem os homens” com 4 episódios de 15 minutos, o curta de ficção “Lá no Chá”, exibido pela BoxPrime além do média documentário “A Dimensão Humana” e a série documental “Pensamento Contemporâneo” 4 episódios de 26 minutos, ambos exibidos  pela TVE/RS . Atualmente, além da produção da série “Sementes do Amanhã”, está em fase de finalização da série documentário para a Fashion Tv “Sagrados e Profanos”, que deverá ser exibida em novembro de 2019. 

A Okna se destaca ainda por sua inserção no mercado internacional, conquistada ao longo das inúmeras e concorridas seleções e participações em eventos de mercado, rodadas de negócios e encontros de coprodução, tais como Match Me (Locarno/Suíça), Talent Project Market (Berlim/Alemanha), Produire au Sud (Nantes/França) e Producers Network (Cannes/França).

Fonte: Sinny Assessoria
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal