O total de recursos não repassados pelo Município de Bagé ultrapassa R$ 435 mil. Os dados são até outubro de 2019
Conforme nota publicada nesta segunda-feira (11), o Caminho Luz anunciou que o quadro de funcionários da entidade vai paralisar as atividades nesta terça-feira (12). A manifestação ocorre devido ao atraso de salários na instituição, chegando a casos de profissionais com três meses de atraso na folha. "Há colegas que estão utilizando os poucos recursos que tem para custear o transporte. Outros, com dificuldade até para manter suas despesas básicas", enfatiza a gerente administrativa Patrícia Britto.
Ela, juntamente com as colegas Lígia Gomes, Mauren Marques, Alexandra Freitas e Regina Machado formaram uma comissão em nome dos funcionários e informaram a decisão ao presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas, na manhã desta segunda.
O atraso de repasses
Conforme o grupo mesmo sabedores do esforço da direção em tentar buscar junto à Prefeitura os valores referentes aos convênios, mas a situação ficou insustentável.
A instituição está sem receber recursos da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso há oito meses. Não há repasse de valores por parte da Secretaria de Educação e Formação Profissional há seis meses. O atraso no repasse via Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência completou dois meses. O total de recursos não repassados pelo Município de Bagé ultrapassa R$ 435 mil. Os dados são até outubro de 2019.
Atendimentos
A instituição presta cerca de 2.500 atendimentos mensais relativos aos convênios com o Município (na parte clínica, áreas de Saúde e Educação, e dos grupos de convivência, na Assistência Social). Isso corresponde a mais de 74% dos atendimentos prestados pela instituição como um todo nas respectivas áreas.
A justificativa para a paralisação
"Se não é o apoio da população, em iniciativas como o Pedágio Farroupilha, doações, o próprio Jantar Luz, realizado no final de semana, a situação seria ainda pior", reforça Patrícia. Muitos funcionários tiraram empréstimos pessoais para tentar amenizar a situação, mas a falta de recursos está impedindo a renovação de empréstimos.
"Chegamos a uma situação desesperadora. Estamos buscando uma audiência com o prefeito Manoel Machado para buscarmos uma solução imediata. Já fomos informados que se até o final da próxima semana (dia 22) não tivermos uma solução, os atendimentos serão interrompidos a partir do dia 25 por tempo indeterminado", ressalta o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas.
Os funcionários destacam, contudo, que optaram por retomar as atividades na quarta e quinta-feira. Os atendimentos não serão feitos pelos turnos manhã e tarde, sendo que poderá ocorrer uma caminhada pela Avenida Sete de Setembro em direção à Prefeitura para um ato público de mobilização. A concentração será a partir das 13h30min na instituição. Os pais dos assistidos estão sendo informados sobre a suspensão dos atendimentos nesta terça-feira.