Cidades Bagé

Secretaria de Infraestrutura realiza mutirão para limpeza de pontes

Entre as prioritárias está a de registros de elevação dos níveis de água nas pontes

Por Gente Jornal

07/11/2019 às 15:20:22 - Atualizado há
Foto: Paulo Batista

Após a alta precipitação da última semana, a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), vem atendendo diversas demandas nos bairros da cidade. Entre as prioritárias está a de registros de elevação dos níveis de água nas pontes. O problema causado, na maioria das vezes, por descarte irregular de resíduos sólidos, foi identificado na ponte da rua Álvaro Laranjeiras, no bairro Menino Deus.

De acordo com o secretário Ronaldo Hoesel, a equipe encontrou pneus e colchão descartados no local. “O material obstruiu a passagem da água, este é um dos principais problemas enfrentados. Os materiais descartados na beira dos arroios”, explica. O titular da pasta informou ainda que outras equipes atendem demais atividades em outras localidades. “Estamos mobilizados nos pontos onde foi identificado alagamentos e locais de risco”, disse.

A ponte localizada na rua Salgado Filho, recebeu um mutirão organizado pela Secretaria. Equipes do setor de serralheria, viário e obras estiveram no local nesta terça-feira (05) onde realizaram diversas atividades. O engenheiro civil da Secretaria, Jorge Duarte, conta que o objetivo é facilitar a drenagem e o escoamento pluvial para o arroio. “Hoje estamos realizando a limpeza de valetas e faremos a elevação da rua e conformação, popularmente conhecida como abaloamento. Além disso, drenos estão sendo confeccionados na estrutura da ponte para evitar o acúmulo de água no local”, diz o engenheiro. Duarte explica ainda que a elevação terá compactação para que não tenha desgaste em um curto prazo de tempo. No local ainda haverá colocação de bueiros para concluir a obra.

A moradora do bairro há mais de 40 anos, Lúcia Diogo, 51 anos, conta que nos últimos dias não tinha como sair do bairro. “Estou me recuperando de uma cirurgia, preciso caminhar e era impossível transitar por aqui”, disse. Já Jaline de Souza, 20 anos, diz que para atravessar a ponte era necessário se segurar no guarda corpo. “Era muita terra e água, uma lama que não tinha como atravessar a ponte, agora com esta obra o problema deve ser solucionado”, comemora.

O coordenador do setor operacional, Paulo Amaro, informou que as atividades no local que dá acesso aos bairros Santa Carmem, Santa Cecília e Floresta devem ter continuidade até a próxima semana.

Fonte: PrefBagé
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal