Novembro Azul será abordado com usuários das Unidades Básicas de Saúde por meio de confecção de murais informativos, palestras e rodas de conversa, entre outras iniciativas
Novembro é conhecido internacionalmente como mês de prevenção do câncer de próstata. Em Bagé, as ações de conscientização sobre a doença também são intensificadas neste período. Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informou que aderindo à programação do Novembro Azul, o tema será abordado com usuários das Unidades Básicas de Saúde por meio de confecção de murais informativos, palestras e rodas de conversa, entre outras iniciativas.
O prefeito Manoel Machado falou sobre a importância das ações que serão desenvolvidas durante a campanha. “Todas as unidades de saúde estarão desenvolvendo uma rotina com atividades especiais, voltadas para a importância do diagnóstico precoce da doença. Planejamos levar a conscientização para além das unidades, chegando mais próximo do público masculino, em todas as regiões do município”, relatou.
O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, comentou que apesar do incentivo à participação do homem, há pouca procura e envolvimento do sexo masculino na promoção do seu próprio bem-estar e que a campanha vem crescendo de maneira muito forte nos últimos anos e tem uma importância tão grande quanto a de mama. “O Novembro Azul dá ao homem a chance de olhar para a própria saúde de uma forma integral. É a oportunidade de identificar outros agravos da saúde masculina, a porta de entrada para identificar, por exemplo, problemas cardiológicos, no trato urinário. Mas o cuidado tem de ser de novembro a novembro", reforçou o gestor.
Segundo a coordenadora municipal de enfermagem, Liliane Gasparoni, já a partir desta semana, as UBSs estarão com atividades específicas para que os homens possam se informar quanto ao câncer de próstata, a importância de exames preventivos para a saúde do homem e uma dieta adequada e prática de atividade física. Ainda de acordo com a coordenadora, todas as unidades vão fazer sala de espera com exposição de materiais relacionados à saúde do homem. A Estratégia Saúde da Família (ESF) Popular programou visitas às empresas próximas da unidade, realizando orientações e entrega de material informativo. Já o Centro de Referência Eduardo Sá Monmany deve realizar rodas de conversas e distribuição de material informativo.
No dia 14, no período da tarde, a ESF Damé, em parceria com estagiários da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), estarão realizando roda de conversa com disponibilização de testes rápidos. Também será oferecido corte de cabelo masculino e confraternização com coffe break.
Já o ESF Gaúcha estará com programação especial no dia 23, das 15h às 18h, com realização de testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicose, vacinação, avaliação nutricional e odontológica, e solicitação de exames de rotina.
O encerramento da campanha acontece em 30 de novembro, das 9h às 16h30, com uma extensa programação na Praça Silveira Martins (Coreto), onde a unidade móvel estará disponível com vacinação, testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicose, além da distribuição de material informativo.
O Novembro Azul é uma campanha mundial que conscientiza sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é a segunda mais comum entre os homens brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2019, estima-se mais de 68 mil novos casos.