Em Bagé, houve registro de alagamento de ruas e residências. Escolas e unidades básicas de saúde tiveram os serviços paralisados
A chuva torrencial que atingiu o Rio Grande do Sul desde o início da madrugada desta terça-feira (29/10) afetou drasticamente várias regiões do Estado. Em Bagé, houve registro de alagamento de ruas e residências. Escolas e unidades básicas de saúde tiveram os serviços paralisados.
O prefeito Manoel Machado, ainda pela manhã, decretou situação de emergência. Mesmo sem calcular os estragos causados pelos ventos, que atingiram a velocidade de mais de 100 km/h, a quantidade de árvores caídas e casas destelhadas fizeram com que o gestor mobilizasse uma força tarefa para auxiliar as famílias afetadas pelo temporal.
“Estamos empenhados para atender todas as solicitações, tivemos muitos estragos e deixaremos à disposição uma equipe noturna para atendimento, pois há previsão de mais chuvas para a noite”, explica.
Até as 9h da manhã, a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 36,4 milímetros. O total de precipitação de outubro já está em 300 milímetros. A média do mês é 205,9 milímetros.
Daeb O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) realizou doze atendimentos de desobstrução de rede de esgoto para amenizar o acúmulo de água da chuva nas ruas. As equipes do Daeb também atenderam alagamentos na Rua Menote Médici, na Pedra Branca, e na Rua Félix da Cunha. As ações fazem parte do Programa de Combate a Alagamentos (PCA), iniciativa criada para amenizar pontos críticos de enchentes.
Foram registrados problemas no abastecimento durante a manhã, pois alguns reservatórios do Daeb não conseguiram realizar o bombeamento de água, devido à falta de energia elétrica provocada pelo temporal. As caixas da São João, São Judas, Curva da Morte e Tiarajú ficaram desligadas. No final da manhã, praticamente todo o abastecimento jáestava normalizado.
Desde a primeira hora da manhã as secretarias do município realizam atividades.
Seinfra
A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, também através do Programa de Combate a Alagamentos, realizou o serviço nos bairros Damé, Getúlio Vargas, Malafaia e Floresta, abrangendo limpeza de valetas para melhor escoamento de água. Juntamente com a Defesa Civil, a Secretaria realizou a distribuição de lonas para atingidos pela chuva no Bairro Habitar Brasil.
O setor de iluminação pública realizou retirada de luminárias quebradas e recolhimento de fios na Av. Sete de Setembro, Rua General Neto e Rua Marcílio Dias. Uma equipe realizou limpeza em diversas pontes com terra acumulada com o objetivo de evitar acidentes.
O setor de Limpeza Urbana prestou apoio à Semapa no recolhimento de galhos e árvores nas vias sentrais.
SDR
A Secretaria de Desenvolvimento Rural prestou atendimento nas seguintes localidades: Estrada de Alexandrina, Banhado dos carneiros, Estrada Igrejinha, Rua Leli Alágia de Oliveira, além de prestar apoio às secretariar urbanas na retirada de árvores da área central.
Smed
A Secretaria de Educação e Formação Profissional anunciou que das 63 escolas municipais, somente dez não puderam ter atividade, sendo elas sete de ensino infantil e três de ensino fundamental. As causas foram alagamentos e/ou falta de luz. O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) também foi atingido.
Semapa
A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (Semapa) realizou a retirada de árvores que obstruíam ruas, além da coleta de galhos que prejudicaram a mobilidade em diversos pontos do município.
Sejel
A Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) abriu as portas do Ginásio para a comunidade que teve suas residências destelhadas, até o momento não houve procura pelo serviço, porém o atendimento acontece com servidores da secretaria.
Saúde
Mais de 40 unidades tiveram seu atendimento interrompido devido à falta de energia e alagamentos. As unidades estarão fechadas normalizando os atendimentos nesta quarta-feira (30). Atendimento normal na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Pela parte da tarde, o Centro de Referência Materna Infantil Camillo Gomes e o Posto de Atendimento Médico (PAM I) também mantiveram seus atendimentos os serviços.
Plantão Noturno
A Defesa Civil vai atuar com o plantão de 24h para atender a comunidade. Os telefones (53) 999 321 470, 999 696 822.