O exame serve para saber se a pessoa já foi exposta anteriormente ao vírus e quais são os níveis destes anticorpos que estão presentes no organismo.
O prefeito de Bagé Divaldo Lara (PTB), que se encontra em Brasília/DF, falou em live, juntamente com o vice Mário Mena Kalil, que no sábado (19/06), pós vacinação da 2ª dose da Coronavac, cerca de 50 voluntário irão fazer o teste de anticorpos neutralizantes para Coronavírus.
O exame serve para saber se a pessoa já foi exposta anteriormente ao vírus e quais são os níveis destes anticorpos que estão presentes no organismo. O teste é indicado para pessoas que acreditam já ter tido COVID-19 ou exposição ao Coronavírus há mais de 21 dias.
O prefeito acredita que desta forma, devido a demora do governo federal em distribuir o imunizante Coronavac, essas pessoas possam ser ideiais para este tipo de teste. Mário Mena completou que será uma chance em saber o quanto o atraso para tomar a 2ª dose prejudicou ou até possa ter ajudado, em sua concepção.
Lembrando que o Instituto Butantan, havia suspendido a produção do imunizante devido a falta de insumos. Mas retornou as entregas das doses na sexta-feira (11). Mas acabou deixando aqueles que deviam tomar a 2ª dose da vacina em até no máximo 28 dias, com um atraso maior de um mês.
De acordo com informações, amanhã no Ginásio São Pedro, das 08h às 17h, ocorrerá a vacinação com Coronavac e o Laboratório BioAnálise estará coletando sangue dos voluntários. Mas anteriormente será feito um teste rápido, pois segundo Mário a pessoa testada não pode ter tido Covid-19. Pois, a ideia principal é descobrir, mesmo com o atraso, qual o grau de imunização da vacina Coronavac, analisando especificamente se há presença de anticorpos neutralizantes e a quantidade deles no organismo.