Até o momento 840 pessoas já testaram positivo na cidade, destes pacientes 735 se recuperaram, 92 estão em isolamento domiciliar, 03 hospitalizadas e 10 vieram a óbito.
Candiota por possuir uma estimativa de 9.647 habitantes, é uma cidade onde todo mundo se conhece. E, nestes tempos de pandemia, a cada positivado com o vírus da Covid-19, a população fica sabendo de quem se trata. Sendo assim, muitas denúncias estão acontecendo na cidade, por parte daqueles que se deparam com positivados não fazendo o isolamento recomendado ou pelas aglomerações por parte de conhecidos.
A Capital Nacional do Carvão tem registrado um aumentado significativo de novos casos do novo coronavírus nas últimas semanas. Até o momento 840 pessoas já testaram positivo na cidade, destes pacientes 735 se recuperaram, 92 estão em isolamento domiciliar, 03 hospitalizadas e 10 vieram a óbito.
O secretário de Saúde, Fabrício Moraes comentou para o Gente Jornal que a demanda do Comitê de Operação Emergencial (COE) do município aumentou consideravelmente, isto porque por dia estão sendo testadas uma média de 40 a 50 pessoas. “Nós tivemos que aumentar o número de funcionários do COE, diariamente muitos suspeitos passam pelo local. Além de técnicos e demais profissionais, nós temos médico todos os dias, exceto na terça-feira. Mas caso necessário atendimento neste dia, encaminhamos para um médico do posto de saúde”, salientou Fabrício. O COE possui o número (53) 99923 0013 para as pessoas não precisarem ir até o local e poderem tirar suas dúvidas, informando os sintomas que estão sentindo para saber quais medidas tomar, seu funcionamento é 24h.
Outro assunto bem comentado na cidade são as aglomerações e positivados que insistem muitas vezes em quebrar o isolamento e perambular pelo município. O secretário falou que o disque denúncia tem recebido bastantes ligações. “Entendemos a preocupação das pessoas, mas é preciso também entender que nem todos estão furando a quarentena. Outro dia, por exemplo, houve a denúncia que um positivado estava em um posto abastecendo seu veículo. Mas a pessoa estava precisando ir a Bagé para fazer uma tomografia. Mas este é o nosso trabalho, apurar e tomar as devidas providências se necessário”, explicou o secretário.
Fabrício pediu que a comunidade permaneça tomando as medidas cautelares. “Na nossa cidade todo mundo se conhece, sabe-se quem positivou e quem negativou. Estamos vivenciando números expressivos de contaminados, mas ainda vimos a população, às vezes, brincando com a situação. Quando presenciamos na fila do mercado o distanciamento não sendo respeitado, o não usa de máscaras nas ruas, quando não se utiliza o álcool em gel ao entra em estabelecimentos. Continuamos fazendo um trabalho de conscientização, mas nossa comunidade precisa colaborar”, finalizou o secretário da pasta.
O número do disque denuncia é o (53) 99902 7087.