A instituição fez a afirmativa após reunião com MP. A possibilidade de diminuição ou até mesmo a suspensão de atendimentos divulgada era a partir do próximo dia 17, caso não houvesse desdobramentos em relação à renovação dos convênios com a Prefeitura de Bagé.
O Caminho da Luz informa à população que irá estender os atendimentos aos assistidos pelo menos até o final do mês de maio. A instituição havia informado a possibilidade de diminuição ou até mesmo a suspensão de atendimentos a partir do próximo dia 17 se não houvesse desdobramentos em relação à renovação dos convênios com as áreas de Saúde e Educação da Prefeitura de Bagé. A falta de recursos inviabiliza a manutenção dos serviços. Entretanto, após uma reunião no Ministério Público esta semana, a entidade, a pedido dos promotores Marcos Saralegui e Júlia Barbosa Lang, decidiu pela extensão do prazo, a fim de que o Ministério Público possa mediar uma solução.
"Tivemos uma reunião no Ministério Público e os promotores solicitaram que não suspendessemos o atendimento na próxima segunda-feira. Diante da proposta feita de tentar encontrar uma solução junto ao Município, decidimos continuar com os atendimentos normalmente até o final do mês", explica o presidente do Caminho da Luz, Ruibar Freitas. O presidente reforça que a entidade continua aberta ao diálogo com o município, mas que a não renovação nas áreas de Saúde e Educação, além do prejuízo aos assistidos que já estão em tratamento, irá impactar na oferta de serviços prestados.
"Não há outro caminho. Estamos dispostos a buscar soluções em parceria com o Município e, agora, com o Ministério Público. Mas precisamos de uma resposta porque os tratamentos oferecidos à população são gratuitos, mas exigem custo de materiais e dos profissionais. Torcemos para que os promotores possam nos auxiliar e que a comunidade seja a grande beneficiada com uma solução", afirma Freitas.