Conforme Nota Oficial da A Secretaria Municipal de Saúde a aplicação das segundas doses de quem recebeu a vacina CoronaVac será retomada assim que o município receber nova remessa
A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que dará início à vacinação de pessoas com 61 anos, a partir desta sexta-feira (23/04). A decisão foi tomada após avaliação dos estoques, que no momento contam somente com a vacina Oxford/AstraZeneca.
Nesta sexta-feira, as unidades de saúde dos bairros estarão abertas para aplicação desse imunizante, das 9h às 12h e 13h30 às 17h. Os moradores do centro e dos bairros Jardim do Castelo e Getúlio Vargas devem se dirigir ao Centro de Vacinação, instalado no Ginásio da Escola São Pedro, das 9h às 16h.
A Secretaria Municipal de Saúde comunica ainda que a aplicação das segundas doses de quem recebeu a vacina CoronaVac será retomada assim que o município receber nova remessa, o que deve acontecer nos próximos dias. O atraso, que ocorre em todo país, se deve à falta do princípio ativo no laboratório que produz essas vacinas, não tendo o município qualquer interferência sobre isso.
A Secretaria também informa que, por determinação do Ministério da Saúde, não é possível guardar as vacinas para aplicação das segundas doses. Quando os municípios recebem as remessas com os imunizantes, emitidas pelo Governo do Estado, já estão discriminadas quantas vacinas devem ser destinadas para aplicação das primeiras e segundas doses.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, caso o prazo de intervalo entre a primeira e a segunda dose seja maior do que 28 dias não há prejuízo na imunidade adquirida. A orientação, nestes casos, é de que a segunda dose seja aplicada no menor tempo possível, assim que o imunizante esteja disponível.