O Pampeano ainda não tem confirmação de caso de covid
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região (STIA) emitiu nota sobre a confirmação da Vigilância Sanitária de Bagé, de contaminação de 14 trabalhadores do frigorífico Marfrig na indústria na Rainha da Fronteira.
Na nota a entidade esclarece "que atua dentro de suas limitações, mas está em contato permanente com os órgãos de Vigilância competentes, a fim de acompanhar a situação dos trabalhadores e as providências tomadas pela empresa", cita.
Ainda conforme a nota o Sindicato explica que esteve em contato com o secretário de Saúde, Geraldo Gomes, na tarde desta segunda-feira (29/03), e que na oportunidade o presidente da entidade Luiz Carlos Cabral obteve a informação de que 14 pessoas haviam testado positivo para a Covid-19.
Hulha Negra
"Quanto ao Pampeano Alimentos, até o momento não temos conhecimento de que tenha ocorrido surto ou grande contaminação de trabalhadores no mesmo dia. Estamos em busca de informações junto ao setor de Vigilância Sanitária em Hulha Negra", declarou.
As medidas a serem adotadas a seguir, por parte do Sindicato é reunir-se com seu Departamento Jurídico para acionar o Ministério Público do Trabalho, visando garantir a segurança dos trabalhadores para o trabalho na indústria frigorífica, "para que busquemos as medidas cabíveis para proteção do trabalhador e que não ocorra contágio entre os empregados dentro do frigorífico e que sejam reforçados protocolos de atenção à saúde do trabalhador".
Para finalizar, o Sindicato reforça que está atento à situação, tendo em vista a preocupação dos trabalhadores e de todo o nosso grupo de trabalho. "Vale destacar que a vacina contra a Covid-19 ainda não está disponível para os trabalhadores. Os protocolos como distanciamento, utilização de álcool em gel (com disponibilização pela empresa) e o uso de máscara de proteção são FUNDAMENTAIS nessa situação que enfrentamos. Embora os avanços com a vacinação, a pandemia ainda está longe de terminar. E a manutenção dos cuidados é fundamental para a preservação de vida de todos nós", salientou a nota.