Cidades Coronavírus

PREFEITURA DE BAGÉ DIVULGA DECRETO COM NOVAS MEDIDAS DE COMBATE À PANDEMIA

O delegado da Polícia Civil, Benites, explicou que as pessoas que forem flagradas desrespeitando as normas podem ser enquadradas em crimes de natureza sanitária, cabendo punição que, inclusive, pode levar à prisão.

Por Gente Jornal

04/03/2021 às 17:41:22 - Atualizado há

A prefeitura de Bagé divulgou, nesta manhã (04/03), novo decreto que prevê restrições mais rígidas contra a pandemia da Covid-19. Dentre as novas medidas, está o toque de recolher entre 22h e 6h, que passa a valer nesta quinta-feira (04). Os órgãos de fiscalização municipal e de segurança pública atuarão em conjunto para fazer valer as novas determinações.

Durante a transmissão ao vivo, estiveram presentes as seguintes autoridades: prefeito em exercício, Mário Mena Kalil, coordenador regional de Saúde, Ricardo Necchi, major da Brigada Militar, Kleiton Renan, o delegado da Polícia Civil, Benites, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Gomes, e o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, José Carlos Nobre. Todos eles fizeram alerta à população sobre a gravidade das contaminações em todo o território estadual.

O delegado da Polícia Civil, Benites, explicou que as pessoas que forem flagradas desrespeitando as normas podem ser enquadradas em crimes de natureza sanitária, cabendo punição que, inclusive, pode levar à prisão. O major da Brigada Militar, Kleiton Renan, esclareceu que os supervisionamentos acontecerão de forma conjunta com todos os órgãos fiscalizadores e de segurança.

DECRETO

O artigo 1º do decreto prevê o toque de recolher. Quem for flagrado desrespeitando a medida restritiva de circulação noturna (entre 22h e 6h) pode ser abordado e sofrer multa e condução à residência. Será permitida a circulação de quem comprovar estar em deslocamento de casa para o trabalho ou rodoviária, estiver em busca de atendimento médico, estiver em deslocamento para farmácia ou realizando tele entrega de medicamentos.

Os restaurantes, lancherias e afins podem fazer entrega de alimentos até às 22h, sob pena de multa e interdição do local. Estabelecimentos de alimentos não poderão comercializar de forma presencial outros produtos que não sejam considerados bens essenciais. As lojas de materiais de construção não poderão comercializar outros produtos.

O decreto municipal estará em vigência enquanto permanecer a bandeira preta. Em caso de o Governo do Estado decretar medidas menos restritivas, valerá o que for estabelecido em nível estadual.

COVID-19

Durante a transmissão, o prefeito em exercício, Mário Mena, também divulgou dados relativos à pandemia no município.

Em Bagé, os leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão com a capacidade máxima de ocupação. Dois pacientes internados na Unidade são de Bagé e seis pacientes de outras cidades do Estado. Dos leitos clínicos, 22 estão ocupados, sendo quatro pacientes de outros municípios. Outro dado importante, ressaltado por Mena, se refere ao aumento da contaminação por pessoas na faixa etária dos 50 anos.

O médico intensivista e coordenador regional de Saúde, Ricardo Necchi, ressaltou que a nova cepa do vírus tem  intensificado as contaminações e a gravidade dos casos. “A característica da maioria dos pacientes que recebemos é a faixa etária dos 50 anos. E os jovens também têm se contaminado e muitos têm sido internados”, disse ele. De acordo com Necchi, todos os hospitais estão obrigados a colocar a metade dos seus leitos em disponibilidade para internação de pacientes com Covid.

Mário Mena fez um apelo para que a comunidade colabore,  também, com doações de alimentos para a população carente. Segundo ele, haverá um drive-thru em frente ao Centro Administrativo, no sábado (06), para recolhimento de alimentos que serão doados às famílias carentes. Muitas famílias do município têm procurado a Defesa Civil na busca de cestas básicas. A situação de necessidade das famílias tem sido agravada durante a pandemia.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal