Cidades Barragem Arvorezinha

RETOMADA DA OBRA DA BARRAGEM DA ARVOREZINHA

Liberação dos recursos foi assinada no Palácio do Planalto

Por Gente Jornal

04/03/2021 às 10:27:04 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A tarde desta quarta-feira (03/03) teve um marco histórico para a cidade de Bagé com a assinatura da repactuação para o início das obras da Barragem da Arvorezinha. Em agenda em Brasília nos últimos dias, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, acompanhado de comitiva local, concluiu os trâmites finais referentes ao projeto, culminando na assinatura da liberação de recursos, com o presidente Jair Bolsonaro e o Exército Brasileiro.

Durante a noite, em transmissão ao vivo, o prefeito comemorou a notícia juntamente com o vice-prefeito Mário Mena, o diretor do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb), Eduardo Mendes, o secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos, Ronaldo Hoesel, e outros agentes do Governo. “Não é apenas uma obra: é um sonho de décadas que vai mudar a vida de todos, não só daqueles que acreditaram, pois o que nos move é resultado. Por isso, é com muita emoção que damos esta notícia hoje”, disse emocionado. Divaldo adiantou, inclusive, que Bolsonaro pretende visitar a obra durante a execução e participar da inauguração da barragem.

O investimento é de R$ 65,8 milhões para a retomada das obras da Barragem de Arvorezinha. A liberação dos recursos (R$ 65,8 milhões) foi assinada em evento no Palácio do Planalto garantindo a retomada dos trabalhos, paralisados desde 2013. Os trabalhos serão executados pelo Exército Brasileiro, com conclusão prevista para o fim de 2022.

Divaldo ressaltou a atuação do presidente da República na retomada e continuidade de obras hídricas. “É uma obra que ficou décadas parada. O senhor está resolvendo um problema histórico, presidente Bolsonaro. Do Nordeste do Brasil ao sul do Rio Grande do Sul, o senhor vem resolvendo o problema da seca”, apontou. “Nunca desistimos. Perseveramos e é com muita emoção que compartilhamos este momento coma população bageense. Esta é, com certeza, a notícia mais esperada, pois são décadas sofrendo com as secas. Tivemos que lutar em todas as esferas para conseguir retomar esta obra”, destacou o prefeito.

“O Exército sempre esteve ao lado do povo, nunca poupou esforços para ajudar a população. Mais uma vez atuará, agora para levar água e resolver um problema histórico para a região de Bagé”, destacou o presidente Jair Bolsonaro.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, responsável por assinar a liberação dos recursos, destacou a importância da retomada da obra para a população da cidade. "É uma satisfação possibilitar que os moradores de Bagé possam ter acesso à água em quantidade e qualidade. Além disso, a retomada das obras da barragem vai gerar mais emprego, renda e oportunidades para toda a região”, afirmou.

A retomada das obras da barragem já havia sido anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro, no ano passado, em visita ao Bagé. A primeira etapa a ser executada pelo Exército é a construção da ensecadeira e do vertedouro. Já nessa primeira fase, o volume acrescido nas reservas hídricas de Bagé será de mais 7 milhões de metros cúbicos, garantindo segurança hídrica ao município.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal