Autoridades de saúde pedem maior atenção com relação à prevenção nos próximos dias
Em transmissão ao vivo no final da tarde de ontem, o Governo Municipal, por meio do vice-prefeito Mário Mena Kalil, atualizou a população e a imprensa com relação às novas medidas adotadas, até o dia 1° de março, para a prevenção do avanço do Coronavírus. Antes da live, autoridades de saúde e de segurança reuniram-se para definir as melhores estratégias. “Por unanimidade, decidimos acatar as determinações do decreto estadual que restringe as atividades neste período. Todos sabemos que estamos muito cansados com esta situação, mas, neste momento, frente ao aumento de casos e ocupação de leitos, precisamos acompanhar estas medidas para evitar que a cidade fique na mesma situação que outras regiões do estado”, anunciou Mena.
Segundo ele, a nova onda de casos é reflexo das festas fim de ano, viagens de férias e, recentemente, comemorações de carnaval. “Estas medidas, neste momento, são o melhor para a cidade, evitando uma situação que traga a inviabilidade de controle”, resumiu.
O número de leitos UTI Covid, hoje, em Bagé e em Dom Pedrito está com lotação máxima e com poucos pacientes locais, mas dando apoio a outras regiões do estado. Os leitos clínicos caminham para a mesma situação, o que acendeu o alerta e motivou as medidas mais rígidas neste período.
As autoridades de saúde e segurança unirão esforços na fiscalização diária do cumprimento das novas normas, em especial a suspensão das atividades não essenciais das 20h às 5h, desde esta terça-feira (23). A partir de quinta-feira (25), a Avenida Sete de Setembro será bloqueada das 20h às 6h para evitar aglomerações.
A escolas privadas continuam funcionando, desde que dentro dos protocolos do novo decreto.
Depois das 20h podem funcionar farmácias, hospitais, agropecuárias, tele entregas, postos de combustível, serviços de assistência social, centrais de abastecimento e outros serviços essenciais. As atividades religiosas são permitidas, dentro dos protocolos da bandeira vermelha, porém com capacidade de 20% de lotação do espaço e somente até às 20h. Lancherias e restaurantes podem funcionar, mas após às 20h somente com serviço de tele entrega.
“Vamos fazer nossa parte com rigor para que na próxima semana possamos voltar a uma situação melhor. Pedimos a compreensão da população para que também colabore. Quando, anteriormente, não aceitamos as determinações do Estado estávamos certos disso, sempre tomando as decisões com base nos números. Hoje se faz necessário este recuo temporário, para que se mantenha o controle”, explicou Mena.
Números para denúncia
Vigilância Sanitária
33124212
33122624
Polícia Civil
3242 9000
Brigada Militar
197