Governador assina decreto que proíbe corridas de cães e envia PL que consolida proteção aos animais
O governador Eduardo Leite (PSDB) assinou decreto nesta quarta-feira (10/2), que põe fim à realização de corridas que utilizam cães e a outras crueldades contra os animais no Rio Grande do Sul, por meio da regulamentação de um artigo do novo Código Ambiental. Além disso, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei (PL) que consolida a legislação relativa à proteção aos animais no Estado.
A vereador Beatriz Souza (PSB) disse "É emocionante poder falar sobre essa conquista histórica para a proteção animal do Estado. Depois de ter sido ameaçada e hostilizada em uma invasão na Câmara, quando tentei proibir as corridas em Bagé, é muito bom ver que a decisão agora vem de cima. Através da Juscelita protetora da Organização Galgo Livre Br, Secretária Estadual do Trabalho e Assistência Social Regina Becker Fortunati, e do trabalho da proteção animal nacional e internacional os galgos serão livres", comemorou.
A presidente do Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA), Patrícia Coradini destacou "O Nbpa Bagé resgatou mais de 60 galgos abandonados, e em situação de maus tratos na cidade. Quando começamos esse movimento em 2015 aqui, não tivemos grande repercussão. Porém, através da Galgo Livre BR conseguimos nos juntar a uma rede ainda maior de proteção animal - Argentina, Chile e Uruguai - e ai conquistamos essa vitória. Estendo meu agradecimento a Secretária Regina Becker pelo apoio de sempre", agradeceu.