O formato híbrido vai evitar a aglomeração dentro das salas de aula, sendo uma turma tendo a aula presencial a cada semana.
A secretária municipal de educação, Adriana Lara, anunciou, nesta terça-feira (02/02), o retorno às aulas da rede pública municipal. Neste primeiro momento, o ensino será de forma híbrida, ou seja, presencial e on line, em sistema de revezamento da turma.
A decisão, oficializada em reunião com parte da equipe da Smed e Conselho Municipal de Educação com o prefeito Divaldo Lara na segunda-feira, atende orientação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para que se tenha a reabertura das escolas, frente aos danos causados pela longa permanência fora do ambiente escolar. “O estado (RS) já está se organizando para esta abertura em março. Apresentamos calendário para o prefeito que concordou. O formato híbrido vai evitar a aglomeração dentro das salas de aula, sendo uma turma tendo a aula presencial a cada semana. Por mais que todos estejam se esforçando, nada substitui a presença do professor, o carinho, a atenção em sala de aula”, avalia Adriana.
Calendário
As equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’S) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) retornam no dia 10 de fevereiro para receberem todas as orientações e recomendações de como será o ano letivo. No dia 11 de fevereiro é assinalada a reabertura oficial, por meio de live direcionada a todos os professores. Já no dia 18 de fevereiro retornam as aulas, no formato híbrido. “As crianças terão todo o cuidado e orientações da Vigilância Sanitária. Esta modalidade veio para ficar até que tudo se normalize totalmente”, acredita a secretária.
As turmas de berçários e maternais ainda não retornam em fevereiro, somente em março. Voltam prés, anos iniciais, anos finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), técnico e polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Serão duas horas e meia de aula, para dar tempo de fazer higienização entre um turno e outro. Os alunos que não têm internet a escola vai fornecer todo o material impresso para que as atividades continuem sendo feitas”, explica a secretária.