Candiota se recente da perda da unidade do corpo de bombeiros que havia no município e neste período de muita pastagem seca os focos de incêndios possuem perigo sim.
Na última semana a secretaria de meio ambiente de Candiota recebeu denúncias de incêndios e contou com a ajuda da comunidade e da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) para controlar o foco na sede do município.
O primeiro caso foi registrado no dia 18 de janeiro, na altura da Serrinha, na Mac, próximo as residências da Morada do Sol. A coordenadora de meio ambiente, Josuélem Duarte, foi chamada e com a ajuda dos moradores e de um caminhão de água fornecido pela CRM, através de uma empresa terceirizada (Fagundes), combateram o incêndio que por pouco não alcançou a fiação elétrica.
O segundo caso aconteceu dia 21 de janeiro, na Vila Operária, atrás do CTG Batalha do Seival. Os primeiros focos de incêndio ocorreram pela manhã e a comunidade conseguiu controlar. À tarde, outro foco iniciou o fogo, e funcionários da secretaria municipal de meio ambiente estiveram no local até às 21h30 quando conseguiram acabar com o foco do incêndio.
A coordenadora de meio ambiente diz que os dois casos foram devido a ação humana. “Alguém colocou fogo nos locais”, explica.
“Colocar fogo é um ato criminoso, e agir dessa forma além de gerar um transtorno, afeta muito o meio ambiente. Precisamos agir de maneira consciente. Os infratores ao serem denunciados serão penalizados”, salientou Josuélem.
Para denúncias ou contato com a secretaria municipal de meio ambiente ligue ou chame no whatsapp (53)999450661.