São mais de 120 anos de história guardada e preservada
Acontece nesta quinta-feira (17), às 10h30, no Arquivo Público Municipal, a entrega oficial da documentação inédita pertencente à família Silva Tavares, referente à Revolução Farroupilha e Revolução Federalista. Segundo o diretor Cláudio Lemieszek, são mais de 120 anos de história guardada e preservada, inicialmente pelos protagonistas e depois pelos familiares em diversas gerações.
A família bageense protagoniza esta entrega. De acordo com Yara Maria Botelho, descendente de Joca Tavares, os documentos contem cartas, fotografias, entre outros registros. “Realizamos a entrega deste material ao Arquivo Municipal Tarcísio Taborda na certeza da preservação deste patrimônio, para que um maior número de pessoas tenha acesso a estas verídicas e valiosas informações e registros” ressalta Yara Maria.
O material foi catalogado por historiadores, pesquisadores, arquivistas e restauradores, realizando o levantamento deste acervo e, após, o trabalho também contou com a orientação da Universidade Federal de Santa Maria, e professores da Universidade Federal do Pampa e do Arquivo Público Municipal de Bagé.