Apresentar alunos para que sejam aceitos como estagiários, posteriormente se fixando como funcionário
O Governo Municipal de Bagé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso (Smasi) mantém o Projeto de Economia Popular Solidária Km 21, que, além de qualificar, procura inserir no mercado de trabalho beneficiários que se destacam, mostrando comprometimento e qualidade de serviços.
Um destaque confirmado é a Qualificação em Pintura Automotiva, profissão que mantém uma demanda local muito grande, mas é carente em mão de obra qualificada. Pensando em suprir esta carência, o Coordenador de Economia Solidária, Rodimar Acosta, juntamente com o instrutor responsável, Bleno Martin, tem se dedicado em apresentar estes alunos para que em um primeiro momento sejam aceitos como estagiários, posteriormente se fixando como funcionário do estabelecimento em que foi apresentado.
Martin salienta que já foram contratados 18 beneficiários da oficina, com base sólida no ofício e que hoje podem dizer que deram um novo rumo a suas vidas, com emprego fixo e aumento da renda familiar.
É o caso de Lúcio Nogueira, que, com 18 anos, foi contratado pela empresa onde estagiou e como integrante da equipe vem apresentando resultados altamente satisfatórios. "É um grande incentivo da Prefeitura realizar este curso. Eu fiquei sabendo através da minha sobrinha e, após entrar em contato com os responsáveis, consegui fazer o curso. Foi uma experiência muito boa na minha vida, recomendo muito. A atenção de seu Bleno durante o curso e também na hora em que me encaminhou para estágio fizeram a diferença na minha vida", relatou o ex-aluno em Pintura Automotiva.
"É muito interessante este incentivo da Prefeitura em formar profissionais, porque esta área é bem carente, e o Lúcio chegou aqui já bem adiantado, a gente só complementou o aprendizado dele já pensando em efetivar. Volto a dizer que devido à carência de profissionais nesta área, o incentivo da Prefeitura vai fazer o diferencial e direcionar jovens que estão sem emprego, pois serviço tem bastante", disse o proprietário da Dionata Reparação Automotiva, Dionata Lopes.
"Dar oportunidades de crescimento, de mudança de vida, mostrar às pessoas que elas são capazes e vislumbrar o resultado de nosso empenho, sabendo que enquanto gestores, tanto o Prefeito Manoel Machado quanto eu, conseguimos fazer a diferença na vida de tantos, mostra que estamos no caminho certo para que possamos intensificar nossos esforços em qualificar, incentivar e inserir, mas deixando muito claro, que vai do esforço de cada um em aprender, se qualificar e ser responsável pelo seu próprio destino", disse o secretário da pasta, Ramão Bogado (Bocão).