No texto, foi ressaltada redução no número de hospitalizações e que o sistema de saúde das cidades estão preparados para receber novos pacientes.
Neste sábado, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, garantiu que enviará pedido de reconsideração da bandeira preta, estipulada para as cidades, referente ao mapa do distanciamento controlado realizado pelo Governo do Estado. O documento teve apoio unânime e irrestrito dos demais prefeitos dos municípios da região 22.
No texto, foi ressaltada redução no número de hospitalizações e que o sistema de saúde das cidades estão preparados para receber novos pacientes. Ainda segundo o recurso, há 132 leitos na região e somente 18 sendo utilizados no momento. O documento destaca também que a curva de internações é descendente.
Dentro do mesmo tema, foi informado que a região de Bagé recebeu seis pacientes da região 21 (Pelotas), local que permaneceu em bandeira vermelha, mesmo enviando positivados por outras localidade.
Outro ponto ressaltado foi o número de óbitos. Nos dias computados para a decisão da bandeira preta, a região apresentou oito óbitos e, na semana em que obteve 10, a cor foi vermelha. Além disso, algumas das mortes ocorreram em dias posteriores, somente sendo o resultado da Covid-19 recentemente, após análises laboratoriais.
O documento também sintetiza que na semana em que estava laranja, a região tinha um índice de hospitalização de 19 para cada 100 mil habitantes, um percentual de 12,45% e, no atual momento, baixou para 9,74%.
A decisão sobre a aceitação ou não do recurso acontece na segunda-feira, quando o Estado divulga a avaliação final para todas as regiões.
"Temos diminuído os números de casos e internações que são os principais pontos avaliados, por isso não aceitamos a bandeira preta. Entendemos que tivemos outras cores no mapa em situações mais adversas do que atual, por isso solicitamos a reconsideração", explicou Divaldo, ressaltando que a reunião com os prefeitos, inclusive com os que assumiram recentemente, foi muito produtiva e demonstrou muita união entre o grupo.