Cidades Aedes aegypti

SUSPEITA DE CONTAMINAÇÃO POR AEDES AEGYPTI É DESCARTADA

Não identificando a circulação viral de nenhuma das doenças transmissíveis pelo mosquito

Por Gente Jornal

28/12/2020 às 15:15:26 - Atualizado há
Aedes Aegypti / Foto: Divulgação/Cevs

A ação de pulverização para combater o Aedes Aegypti na cidade, que aconteceria nesta segunda-feira (28/12), foi cancelada. A suspeita de contaminação que existia foi descartada, os exames feitos deram negativo, não identificando a circulação viral de nenhuma das doenças transmissíveis pelo mosquito.

Anteriormente foi identificado em Bagé uma suspeita de contaminação. A partir dessa investigação, a Vigilância Ambiental em Saúde realizou a atividade chamada Bloqueio de Transmissão Viral (BTV). As equipes mapearam, num raio de 150m, em volta do caso suspeito e vistoriaram se havia criadouros do transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Foi identificado larvas do mosquito em três quarteirões.

A bióloga da Vigilância Ambiental, Barési Delabary, explicou que tais procedimentos estão dentro do previsto pelo Ministério da Saúde (MS). “O objetivo da pulverização é  abater mosquitos adultos que possam estar infectados. Como os exames deram todos negativos, cancelamos essa parte do trabalho como indica o manual do MS”, salientou.

O secretário de Saúde, Geraldo Gomes, reafirmou o pedido à população de conscientização e que recebam os agentes de Combate à Endemias em suas residências. “Reitero o pedido aos bageenses que não deixem água parada em suas casas, não dando a possibilidade do Aedes fazer criadouros. E que quando receberem a visita dos agentes, os atendam. Eles estão  munidos com seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar a proliferação do Coronavírus e de qualquer outra doença. Este tipo de combate precisa da colaboração de todos”, enfatizou o titular da pasta.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal