Com a criação de uma rota turística específica do município, a qual envolva o vinho, o azeite e a cultura local.
Na manhã desta terça-feira (24/11), o prefeito municipal, Divaldo Lara, cumpriu agenda de reunião com empresários interessados em investir em obras que podem beneficiar o turismo local.
A proposta do empresário César Gabardo, que também tem propriedades na região, é colocar Bagé em uma situação de referência no turismo regional. Com a criação de um rota turística específica do município, a qual envolva o vinho, o azeite e a cultura local. Gabardo expôs a dificuldade para o desenvolvimento turístico na região por conta das longas distâncias que necessitam ser percorridas por estradas de chão. “O Forte de Santa Tecla que tem toda uma história pra Bagé e que podemos transformar aquela região em uma rota de turismo”. Umas das possibilidades vislumbradas pelo empresário seria asfaltar a estrada próxima a Urcamp em direção ao Bolicho do Quintino (outro ponto interessante de visitação) e transformar essa em uma região de turismo. “A ideia é que a pessoa venha pra Bagé e de uma forma muito simples ela vá para o interior, nas pequenas propriedades, nos haras que também têm na região”.
Na ocasião, foi exposto pelo prefeito o interesse em investir em políticas públicas que contribuam para a melhoria das estradas vicinais, por exemplo. Segundo ele, no primeiro mandato a prioridade do governo foi com a saúde.
Apesar do interesse do município em investir em políticas que desenvolvam o turismo, Divaldo lembrou das questões de desabastecimento do país e a redução dos tributos municipais, que colocam muitos municípios brasileiros em dificuldades financeiras. Tudo em decorrência da pandemia mundial da Covid-19. “Vamos ter de ser muito hábeis nessa gestão de 2021, porque a tendência é que se tenha um reflexo do que foi 2020. E a questão da capacidade de investimento será limitada”, argumentou Divaldo.
Durante a reunião o prefeito lembrou de obras importantes que o Governo Municipal está desenvolvendo e que devem ser entregues em breve à população, como a Panela do Candal, o Centro de Radioterapia e a Barragem da Arvorezinha. Ficou acertado entre os membros da reunião que as possibilidades de financiamento para captação de recursos e o desenvolvimento de um projeto, que explane com maior precisão qual o roteiro da Rota Turística de Bagé, serão apresentados em encontro futuro.
Na reunião estiveram presentes, além do prefeito Divaldo Lara, o secretário da SDI Bayard Paschoa Pereira, o secretário da Geplan, Franco Alves, o secretário da Seinfra, Jorge Duarte, e a secretária Secult, Anacarla Oliveira, e os empresários César Gabardo e Clori Peruzzo.