Geral Proteção Animal

CBEA apresenta atendimento feitos, mas não responde aos questionamentos do NBPA

A divulgação foi realizada na quarta-feira

Por Gente Jornal

10/10/2019 às 15:42:12 - Atualizado há
Pesagem dos animais / Foto: Divulgação

A Coordenadoria de Bem-estar Animal (CBEA) divulgou ontem os números de atendimentos aos animais de pequeno porte nos primeiros três meses em que os trabalhos foram assumidos pela Prefeitura de Bagé. Infelizmente pontos onde há forte questionamento da população não foram tratados, como: aumento de animais nas ruas; alerta para a eminência de serem abandonados animais quando as habitações forem liberadas pelo governo municipal; além do questionamento por parte do NBPA que são necessárias 600 castrações entre outros pontos.

Pesagem dos animais

O CBEA comemorou o aumento de peso, que conforme a coordenadora foram em média de cinco a seis quilos e que cães e gatos estão saudáveis e ganhando peso. Fato também comemorado pelo Núcleo Bageense de Proteção aos Animais (NBPA).

O fato que fica da questão da pesagem é do CBEA nada comentou ao que disse membros do NBPA tanto nas redes sociais como também em alguns veículos de comunicação de Bagé que pela constatação da baixa de peso considerável e alarmante nos animais aos cuidados do Centro de Atenção, foi devidamente encaminhada em reunião ao secretário da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência Mário Mena, e ele imediatamente solicitou a troca de ração após analisar fotos dos animais, – Sendo que ainda conforme as protetoras dos animais foi encaminhado ao Ministério Público (MP) o pedido de pesagem e monitoramento periódico dos animais do Centro de Atenção, onde aí sim converge com a informação da Prefeitura que foi constatado aumento do peso dos animais e todos os envolvidos comemoram. A questão é como e por quê aconteceu desta perca de peso alarmante e o convencimento rápido do secretário.

Números apresentados pelo CBEA

Até o momento, 1300 animais receberam algum tipo de atendimento, como castrações, atendimentos clínicos e veterinários em geral, cirurgias diversas, plantões, visitas domiciliares e verificação de maus-tratos.

Atualmente, na Unidade de Cuidado e Atenção ao Animal, estão 138 animais albergados e 48 em tratamento. A equipe realiza também retirada de tumor, redução de fratura, mastectomia, enucleação, drenagem, amputação, limpeza de bicheira, tratamento para ascite, intoxicações, gripe e suturas em geral.

“Sempre que o serviço é acionado, realizamos imediatamente o socorro dos animais que são recolhidos, recebem o tratamento adequado e retornam já castrados para as residências”, informou a coordenadora, Guiomar Colares.

Após às 17h, uma equipe fica em plantão até às 0h, atendendo casos de urgência como atropelamento, envenenamento e ofídicos. Ainda conforme a coordenadora, todos os animais que chegam à Unidade, recebem uma coleira de identificação, que consta o número de internação e ficha de atendimento.

Outra ação realizada pela CBEA é a fiscalização de maus-tratos, realizada em parceria com agentes da Vigilância Sanitária, onde as denúncias são averiguadas pelos profissionais, devidamente identificados, utilizando os veículos da CBEA.

Fonte: Redação GJ
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal