Cidades Abastecimento

EXÉRCITO VERIFICA INSTALAÇÕES PARA MONTAGEM DO CANTEIRO DE OBRAS DA BARRAGEM DA ARVOREZINHA

Após a construção da primeira etapa da obra da Barragem da Arvorezinha, a cidade terá uma nova reserva de 2.800.288,00 m³ de água. Atualmente, Bagé possui uma reserva de 4.210.286,21 m³. Assim, o armazenamento de água aumentará para 7.010.574,21 m³.

Por Gente Jornal

21/10/2020 às 14:59:53 - Atualizado há
Foto: Patrícia Leal

A comitiva do 1° Batalhão Ferroviário do Exército esteve hoje (21/10) na área da futura Barragem da Arvorezinha. O grupo, composto por sete militares, realizou a vistoria para a instalação do canteiro de obra, verificando desde a infraestrutura elétrica e hidráulica existente até os alojamentos. A equipe foi recepcionada pelo diretor geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Eduardo Mendes, acompanhado pelo Secretário de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (SEMAPA), Heráclito Moreira (Tato) e do Secretário de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (GEPLAN), Franco Alves.

“Viemos realizar o reconhecimento das instalações para montagem do canteiro de obras. E tivemos a melhor impressão possível ao ver o local”, afirmou o capitão João Edmilson Oliveira, cotado para ser o comandante da companhia do Batalhão que virá executar a obra. Segundo ele, a primeira etapa já foi concluída, que foi a viabilidade técnica. Agora está sendo realizado este levantamento. Após, é realizada a assinatura do convênio e dias depois inicia a mobilização no local.

Paralelo ao trabalho do exército, a Prefeitura segue com os outros trâmites para a retomada da obra, principalmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR). Alguns requisitos já foram atendidos, como a Licença Prévia e de Instalação Unificadas da obra, emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam). “Estamos fazendo reuniões permanentes, com o Ministério, Caixa Econômica Federal e Exército para atendermos todos os itens necessários para iniciarmos a obra”, diz Eduardo Mendes, diretor do Daeb.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal