Para liberar o sistema, grupo pediu um pagamento em bitcoins (moeda virtual).
Quatro sistemas usados pela Prefeitura de Candiota foram alvos de um ataque de hackers nesta semana. Os dados do servidor foram "sequestrados" e foi instalado um vírus que faz com que ninguém tenha acesso às informações, o que prejudica o funcionamento de serviços.
Na tela do computador, os hackers exibiram uma mensagem exigindo o pagamento de uma taxa para que o sistema volte a funcionar.
"A gente recebeu uma mensagem na terça-feira (13/10) dizendo que nós tínhamos um prazo de 24 horas pra pagar, em bitcoins, que é a carteira digital para ter o sistema recolocado no ar de novo", explica o secretário de Administração e Finanças Alexandre Vedooto.
O ataque foi descoberto na segunda-feira (12/10), quando uma funcionária da prefeitura tentou acessar o sistema para lançar as receitas do mês de outubro e não conseguiu.
Desde então, o servidor está sendo reconfigurado pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), que, junto com o sistema de segurança, conseguiu fazer o backup dos dados anteriores ao dia 1º de outubro.
Alguns serviços já começaram a funcionar, como o de emissão de notas. A expectativa é de que até a próxima segunda-feira (19/10) o novo sistema seja concluído e todas as operações voltem a funcionar.
A prefeitura registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, mas o crime será investigado pela Polícia Federal.