O Movimento Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a luta na prevenção do câncer de mama e colo do útero
A Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, assim como nos demais anos, aderiu à campanha que tem mobilizado mulheres em todo o mundo quanto a importância em diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo do útero.
Durante este mês, diversas ações estão sendo realizadas nas unidades de saúde do município com o objetivo de promover a conscientização sobre o autoexame e diagnóstico precoce. Sendo assim, no próximo sábado (17), acontece o “Dia D”, na praça Silveira Martins (Coreto), das 9h às 17h, com orientações, palpação das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 45 anos. Na mesma data, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h realiza outras atividades de orientações na sala de espera do local. Também serão oferecidos às funcionárias o exame das mamas e coleta do exame citopatológico (preventivo).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa, para cada ano do triênio 2020 a 2022, é que sejam diagnosticados, no Brasil, cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama por ano. Isso quer dizer que a cada 100 mil mulheres, 62 podem ter a doença. Quando descoberto cedo, as chances de cura do câncer de mama são de 95%.