Cidades Abastecimento

BARRAGEM DA SANGA RASA ESTÁ PRÓXIMA A VERTER

A Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 71,9 milímetros de precipitação em agosto e 29,4 milímetros em setembro

Por Gente Jornal

03/09/2020 às 18:40:58 - Atualizado há
Sanga Rasa após as últimas chuvas da semana / Foto: Deividi Leonel

Com as chuvas dos últimos dias, as barragens que abastecem a cidade estão praticamente todas em seu nível máximo. A Emergencial e a do Piraí estão cheias. A Barragem da Sanga Rasa, por sua vez, está apenas 20 centímetros abaixo do normal, ou seja 0,20 metros negativos. A Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou 71,9 milímetros de precipitação em agosto e 29,4 milímetros em setembro.

A última vez que as barragens atingiram sua capacidade máxima foi em outubro do ano passado. Em maio de 2020, a Sanga Rasa chegou a estar 6,80 metros abaixo do normal, quando a cidade estava em racionamento e situação de emergência devido à estiagem.

Segundo o estudo de batimetria contratado recentemente pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), com as barragens cheias, a cidade tem água para 129 dias, sem nenhuma precipitação. Quando a primeira fase da Barragem da Arvorezinha, que deve iniciar a ser executada neste ano pelo Exército Brasileiro, ser concluída, o volume de reserva de água do município aumentará consideravelmente. O armazenamento passará de 4.210.286,21 m³ para 7.010.574,21 m³.

Fonte: Daeb
Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal