A lei, de autoria da vereadora Sonia Leite (PP), havia sido aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores
Na manhã de sexta-feira (04), aconteceu o ato de denominação do Laboratório do Município, que passou a se chamar Laboratório Municipal Dr. Breno Gasparri. A lei, de autoria da vereadora Sonia Leite (PP), havia sido aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores.
A parlamentar, em seu discurso, falou da biografia do saudoso médico dermatologista, descrevendo-o como humanitário, solidário e batalhador. “Eu tenho feito algumas denominações muito importantes para nosso município, mas essa de hoje está tocando muito mais meu coração. Agradeço ao secretário de saúde pela oportunidade de conseguir demonstrar meu apreço e consideração a esta grande pessoa e profissional, que nos deixou há seis anos”, agradeceu a vereadora.
O secretário de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, Mário Mena Kalil, disse que uma das primeiras aquisições da gestão foi a troca do laboratório de local, que sem dúvidas foi um grande ganho para a comunidade, podendo ampliar a oferta de exames que até 2016 eram realizados cerca de seis mil para atualmente 14 mil exames mensais, pois a estrutura contempla espaços adequados para fazer as coletas, novos equipamentos, toda a informatização e a disponibilização do laudo pela Internet.
“Prontamente aprovamos a denominação do nosso laboratório com o nome do saudoso colega doutor Breno Gasparri, que junto com o também saudoso doutor Barbieri iniciaram nos anos 70 criaram o laboratório municipal. Estamos resgatando a história, dando nome a este espaço que presta atendimento em nome dessas pessoas que fizeram acontecer todo esse processo. Parabéns a vereadora, é uma belíssima homenagem”, considerou o gestor da pasta.
Para o prefeito de Bagé, Manoel Machado, a denominação do local é motivo de alegria e satisfação devido à importância dos serviços prestados pelo médico ao município. “Agradeço primeiramente os servidores do laboratório pela dedicação ao trabalho, e saliento que essa condecoração é muito justa, já dizendo aos familiares que o reconhecimento aos belíssimos feitos do doutor Breno ficará eternizado em Bagé com a designação do nosso laboratório. Esta singela homenagem nos traz muita emoção”, completou.
Os familiares do homenageado se fizeram presente no ato. O filho Gustavo Blois Gasparri; esposa Elda Blois; irmão Renato Ramos Gasparri; nora Thyalla Carina Testa; neto Francesco Testa Blois Gasparri; cunhado Ricardo Dias Blois; cunhada Suzete Gasparri e demais autoridades do município, além de ex-funcionárias e atuais do laboratório.
Biografia
Breno Ramos Gasparri nasceu em Bagé, no dia 10 de março de 1947. Filho de Aldo Ângelo Guilherme Gasparri e Rosa Brasil Ramos. Em 1970, formou-se em medicina pela Universidade Federal de Pelotas.
Em 1977, fixou residência definitiva em Bagé. Montou o primeiro consultório de dermatologia do município e deu aulas de Fisiologia na Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Profissional qualificado, Breno Gasparri soube equilibrar conhecimento científico e empatia emocional no atendimento aos seus pacientes. Aqueles que não tinham recurso para pagar uma consulta eram atendidos gratuitamente. Não por acaso, quando faleceu, em 31 de janeiro de 2013, centenas de pessoas compareceram ao seu velório para render-lhe as últimas homenagens.