O objetivo principal era mobilizar o efetivo policial nos oito municípios da área de responsabilidade do 6°RPMon
Amanhã dia 13 de agosto a Brigada Militar em Bagé comemora os 46 anos da criação do 6° Regimento de Polícia Montada, para marcar esta data foi lançada no início do corrente mês a campanha "esquadrões da solidariedade".
O objetivo principal era mobilizar o efetivo policial nos oito municípios da área de responsabilidade do 6°RPMon a arrecadar gêneros alimentícios para serem doados à famílias em situação de vulnerabilidade social e entidades assistenciais.
Em Bagé, através das doações de policiais militares e de uma parceria com a rede Tchê Concursos e a Unicesumar, foram arrecadados mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis e mais de 200 litros de leite, materiais que irão compor cestas básicas e serão entregues na data de aniversário do Regimento.
Está prevista para às 15h desta quinta-feira, na sede do 6° RPMon situada na Rua Cândido Portinari n°310 - bairro Floresta, o inicio de mais uma operação policial, desta vez uma patrulha da solidariedade, com a participação do efetivo do 1º e 2º Esquadrões, Força Tática, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar, PROERD, e efetivo da administração.
Breve Histórico do 6º RPMon
Em 13 de Agosto de 1974, o 2º Esquadrão de Polícia Rural Montada Independente, foi transformado em 6º Regimento de Polícia Montada, através do Decreto Estadual nº 23.246, com suas origens no Município de Lavras do Sul.
Em 06 de Julho de 1993, foi instalado em Bagé o Destacamento Especial do 6º RPMon, criado pelo Decreto Estadual nº 34.655, de 11 de fevereiro de 1993.
Em 11 de Junho de 2001, houve a alteração da Organização Policial Militar do município de Lavras do Sul, passando este do nível de 6º Regimento de Polícia Montada para Pelotão de Polícia Montada e a Organização Policial Militar do município de Bagé de Destacamento Especial para 6º Regimento de Polícia Montada.
Assim, o 6º RPMon transferiu-se para a cidade de Bagé onde se localiza na Rua Pintor Cândido Portinari, nº 310, bairro Floresta, até a presente data, tendo sob sua responsabilidade territorial os municípios de Bagé, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e Dom Pedrito.
Ao longo dos seus 46 anos de existência o 6º RPMon foi representado pelo seu efetivo em outros países e estados da federação, como em missões de Paz da ONU, Força Nacional, estágios policiais e na Copa do Mundo de 2014 (através do então Pelotão de Operações Especiais), dentre outras missões.
Atualmente, possui no seu quadro de efetivo, praças com tempo de serviço e experiências profissionais, que chegam de três anos até trinta anos servindo as fileiras da Brigada Militar, alguns com poucas e outros com muitas histórias para contar, mas que em síntese a palavra “evolução” é comum a todos, pela forma com que a instituição trabalha na formação e capacitação de seus Policiais Militares, evoluindo com sua filosofia e deixando seu legado em Servir e Proteger a comunidade.