O objetivo principal da programação é incentivar mulheres com idade acima de 40 anos a fazerem o exame de mamografia
Na manhã desta quinta-feira (03), a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, promoveu a abertura do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao Câncer de Mama. O evento aconteceu no auditório do Palacete Pedro Osório.
O prefeito Manoel Machado começou o discurso falando do mês que é voltado aos cuidados do público feminino, em especial para chamar atenção sobre a prevenção contra o câncer de mama e elogiou a participação dos agentes comunitários de saúde, falando da importância do trabalho realizado pela classe, principalmente na prevenção de doenças. “Parabenizo nossos servidores que estão aqui para receber mais orientações sobre a prevenção de sua saúde e para combater doenças como o câncer de mama, que se diagnosticadas a tempo, têm grande chance de cura. Sabemos da gravidade dessa doença e é preciso que as mulheres dêem mais atenção ao corpo e tomem os cuidados necessários para identificar qualquer sinal que possa estar ligado ao câncer”, disse Machado.
Já o secretário da pasta, Mário Mena Kalil, relembrou o início das atividades no Centro Integrado de Oncologia e Mama (Ciom), no qual este ano foi reconduzido à coordenação do serviço inaugurado em 13 de junho de 2013, onde o mesmo estava à frente na época. Ele aproveitou para destacar que uma das metas é fazer com que o atendimento oferecido pela unidade volte a ser rápido e resolutivo para os pacientes.
O gestor ressaltou que o objetivo principal da programação é incentivar mulheres com idade acima de 40 anos a fazerem o exame de mamografia para prevenir este tipo de câncer e possibilitar um diagnóstico de maneira prematura para aumentar as possibilidades de cura. “O movimento não pode ser só em mês, e sim todos os dias. É essencial realizar a prevenção o ano inteiro. A luta contra o câncer de mama está incessante em nossa cidade. O trabalho dos profissionais de saúde, dos voluntários e de todas as instituições compromissadas com a saúde da mulher estão no caminho certo”, garantiu.
Em Bagé, serão realizados várias atividades, como roda de conversa, palestras, visita ao comércio local e distribuição de materiais informativos conscientizando a sociedade sobre os sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico desta doença.
Homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde
Aproveitando o evento, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência realizou a uma homenagem aos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, cujo Dia Nacional da categoria é comemorado nesse dia 4 de outubro. Além da camiseta alusiva ao Outubro Rosa, eles participaram da palestra “Conheça a si mesmo”, com o psicólogo Juliano Morais Velleda. O evento teve seu encerramento com um coffe break oferecido aos participantes.