Cidades Imobiliário

COMO CALCULAR O VALOR DE VENDA DE UM TERRENO EM PORTO ALEGRE

Saiba como fazer esse procedimento de maneira simples e rápida

Por Gente Jornal

23/07/2020 às 12:09:03 - Atualizado há
Créditos da imagem: shutterstock.com

Nos dias atuais é sempre bom se precaver e ter um investimento aplicado, não é mesmo? Seja um imóvel ou um terreno, esses são investimentos que sempre valem a pena e nunca perdem o seu valor. Muito pelo contrário, esse é o melhor negócio que se pode fazer hoje em dia, pois é um investimento seguro e com certeza vai valorizar o seu dinheiro.

Quando você decide vender o seu negócio sempre vem aquela dúvida, como é calculado o valor de venda de um terreno? Dependendo dos valores dos terrenos à venda em Porto Alegre, algumas pessoas vão achar o valor muito alto ou muito baixo. Então, para sanar essa dúvida, preparamos algumas considerações a serem feitas para garantir que você coloque o preço adequado no seu terreno.

Quer saber mais como isso funciona? Então leia este artigo que preparamos especialmente para você e tire todas as suas dúvidas!

Terreno

Quando falamos o preço de um terreno, falamos o valor em m/2. Com isso em mente tudo se torna mais simples. Isto é, basta multiplicar o valor do m/2 pela metragem total do terreno. Simples, não? Entretanto, o cálculo não se baseia somente nisto, é preciso considerar vários itens.

A principal questão a ser fazer é, como é calculado o m/2? São vários os quesitos que são levados em consideração. É preciso considerar a localização do terreno e a valorização daquela região. Caso a região possua parques, shoppings, padarias, restaurantes, entre outros, tudo isso vai favorecer o valor do seu m/2. Quanto mais coisas possuir, maior a valorização da sua região.

Outro fator importante é se o seu terreno é em algum bairro aberto ou se ele está dentro de algum condomínio fechado. Se ele estiver dentro de um condomínio fechado é preciso levar em consideração a estrutura desse local. Um condomínio com uma grande estrutura e atividades pode fazer com que o valor do seu terreno suba consideravelmente. Caso seja apenas o terreno, essas são as considerações a serem feitas, porém, se o terreno possui uma casa, ainda estamos na metade do caminho. Se esse for o seu caso não pare por aqui.

Casa

Essa etapa precisa levar em consideração o quesito explicado anteriormente, ou seja, o terreno, localização e valorização. Entretanto é preciso incluir a casa junto a essa soma. Para resumir, primeiro tentamos descobrir o valor do terreno e depois o valor da casa.

Essa etapa é mais complicada pois uma série de fatores devem ser levados em consideração:

Tamanho, esse é um dos fatores essências. Quanto maior a casa e o número de cômodos, maior será o seu valor. Isso com certeza pode valorizar muito o valor do terreno e da casa.

Material, esse também é um item muito importante. Alvenaria, tijolos, mista, blocos, entre outros. Cada um desses tipos de material tem o seu valor específico, alguns valem mais e outros menos, portanto, é preciso avaliar onde você se encontra. Aqui entra outro fator que é a idade do imóvel, pois casas mais antigas tendem a ter um valor menor. Por isso, caso a sua casa seja uma construção mais nova, certamente valerá mais.

Infraestrutura, aqui faz muito a diferença. Churrasqueira, lavanderia, entre outros. Aqui é o fator que pode alavancar o valor do seu imóvel. Quem nunca sonhou em ter uma casa com piscina, por exemplo? É por este motivo que este item pode ajudar muito a subir o valor do seu imóvel.

Garagem, hoje a maioria das pessoas possuem carro. O segmento automotivo está melhor do que nunca, bem como o financiamento, nos dias atuais, não é um bicho de sete cabeças. Por este motivo, muitas pessoas procuram ter seu primeiro automóvel. Por conta disto, uma casa que tenha garagem é muito valorizada. O número de carros que cabem na garagem também é levado em consideração.

Acabamento também é importante. Uma casa reformada, com a pintura em dia, com o encanamento e telhado em bom estado também pode influenciar no preço. Por isso é importante manter o seu patrimônio sempre organizado, isso vai valorizá-lo.

Como dito no começo do texto, terrenos em condomínio à venda em Porto Alegre são mais valorizados que terrenos em bairro aberto, isso por conta da sua segurança e pela sua estrutura. Quanto mais serviços o condomínio possuir, maior será o valor do terreno e do imóvel. Por isto esse fator é importante.

Documentação

Uma das primeiras perguntas que um futuro comprador fará a você é se a documentação do imóvel ou do terreno está em dia. Você não quer que o seu negócio de errado por conta disto, não é mesmo. Por isso essa parte é tão importante. Caso tenha problemas ou dívidas, além de ser mais difícil realizar a venda, isso certamente pode fazer com que o imóvel seja mais desvalorizado. Por isso, é importante que você coloque tudo em dia e evite futuros problemas.

Faça uma comparação

É importante que você consulte o preço de casas e terrenos no bairro em que você mora para saber se o valor cobrado está adequado, isso vai permitir que você coloque um preço de mercado mais competitivo. Lembre-se que é importante que o terreno tenha as mesmas medidas que o seu. Caso for uma casa, pegue como exemplo uma residência que tenha a mesma quantidade de cômodos que a sua. Vale lembrar essa etapa não serve como base para nenhum dos itens anteriores, mas irá ajudar muito você a pensar em um valor mais próximo ao ideal. Se o seu terreno ou imóvel estiver muito acima do valor do mercado, é provável que ele demore mais tempo para ser vendido.

Aprendeu a calcular corretamente o valor do seu terreno? Tirou todas as suas dúvidas em relação ao assunto? Não deixe de seguir o nosso blog para receber mais artigos como este. Não se esqueça de compartilhar esse link nas suas redes sociais e enviar para os seus amigos, para que eles consigam fazer o negócio da vida deles!

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal