Cidades Educação

Seminário Nosso IDEB Melhor apresenta evolução nos níveis da Educação Pública em Bagé

Os Simulados servem para obter um parâmetro da qualidade da educação antes da realização da Prova do IDEB

Por Gente Jornal

02/10/2019 às 09:23:14 - Atualizado há
Os simulados são aplicado nas escolas públicas municipais desde 2017 / Foto: Divulgação

Realizado durante toda esta segunda (30) e terça (1), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Bagé, o Seminário do Programa Nosso IDEB Melhor: monitoramento de ações, discutiu os resultados do simulado realizado este ano e verificou um visível crescimento nos níveis de ensino.

Aplicado nas escolas públicas municipais da cidade desde 2017, os Simulados servem para obter um parâmetro da qualidade da educação antes da realização da Prova do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Assim, professores e equipes diretivas registram os resultados para que possa ser feita uma atuação mais efetiva nos pontos em que são apresentadas defasagens de aprendizagem em sala de aula. Durante as atividades do Seminário, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (SMED), equipes diretivas das escolas da Rede Pública Municipal levaram suas planilhas de dados para apresentar os níveis e também as ações adotadas para reverter possíveis dificuldades.

Para a coordenadora pedagógica da SMED, Carmen Bueno, os dois dias de encontro foram essenciais para a realização deste estreitamento de relações de trabalhos e troca de ideias. "Esta parada proporciona muita troca de informações e o compartilhamento de ideias, o que favorece em muito as atividades nas escolas, pois, às vezes, uma atividade realizada para suprir uma necessidade de uma determinada turma, pode ser a chave para o sucesso de uma outra escola com o mesmo problema", explicou. Verificar os pontos que devem ser aperfeiçoados antes do fim do ano, evita que aconteçam grandes números de reprovações. "O fato de verificar de trimestre em trimestre, reunidos, já permite que tenhamos um panorama sobre o que pode ser trabalhado e, se necessário, revertido, refletindo em uma melhor qualidade da educação", afirma.

Após a realização do simulado deste ano, a EMEF Professora Maria de Lourdes Molina, que localiza-se no Bairro Morgado Rosa, foi uma das que apresentaram um dos maiores  aumentos nas notas registradas. Para a diretora da escola, Adriana Silveira, todos trabalharam muito para aumentar os índices. "Realizamos palestras com os alunos, reunião com os professores, oficinas para os pais, monitoramento das dificuldades dos alunos, entre outras iniciativas. Isto tudo contribuiu para esta grata surpresa com o resultado de nossa escola", explica Adriana.

Para a secretária de educação, Adriana Lara, foi uma grande alegria verificar o aumento nos índices do Simulado, mas de forma alguma foi uma surpresa, devido ao empenho de toda a rede pela qualidade no ensino. "Isto mostra que estamos no caminho certo, com muito empenho e planejamento. Índices positivos são o início da tão sonhada qualidade na Educação Pública, e, juntos, vamos bater mais metas em nosso IDEB, assim como superamos nas últimas avaliações, níveis os quais não chegávamos há  mais de dez anos".

Durante os dois dias de atividades, mais de 60 professores visitaram o Salão Nobre a cada turno de discussões.

Comunicar erro
Gente Jornal

© 2025 Gente Jornal
Reprodução autorizada mediante citação do Gente Jornal

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Gente Jornal