Os casos foram denunciados para nossa reportagem que questionou a prefeitura e recebeu resposta de procedimentos a serem adotados
Nossa equipe entrou em contato imediatamente com a Prefeitura de Hulha Negra para saber procedimentos a serem adotados sobre a denúncia que chegou na redação do Gente Jornal sobre a viagem, para fora da região, de empresários do município e como ficaria o seu retorno em momento onde a cidade se encontra na bandeira laranja, motivado pelo aumento de casos de Covid-19 e inclusive com um óbito, – Conforme a nossa fonte trata-se de uma lojista e o marido que viajaram para São Paulo [um dos epicentro nacional] e a proprietária de uma lancheria que estaria marcada o seu retorno para sete ou oito dias.
Resposta da Prefeitura
Conforme a Prefeitura a lojista foi chamada pela Secretaria Municipal de Saúde de Hulha Negra e compareceu no Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais), na quinta-feira (18/06). O médico do município conversou com a lojista e foi determinado pela Secretaria de Saúde que ela e o esposo devem permanecer em isolamento social por 14 dias. O outro caso abordado, já foi orientado pela Secretaria de Saúde, através de telefonema, que ao retornar para Hulha Negra deverá passar por avaliação médica e também fazer o isolamento social por 14 dias.
A prefeitura de Hulha Negra orienta para que ninguém faça viagens para fora do município em razão da pandemia. A pasta da Saúde pontua que em viagens, geralmente a pessoa vai parar para abastecer, para trocar dinheiro, para pagar pedágio, para comer, portanto há um deslocamento que começa a colocar em risco toda essa mobilidade da população. E orienta ainda que isolamento social ou distanciamento evita o contágio entre as pessoas para diminuir a circulação do vírus. A Saúde continua realizando os testes e chamando aos poucos (para evitar aglomerações) as pessoas de vários segmentos para realizarem os testes.